sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Agradecimento aos leitores

Quando criei esse blog, não imaginei a proporção que isso tomaria. Me surpreendi com a quantidade de pessoas que me escreve diariamente. De diversos Estados brasileiros, e até do Paraguai.
Hoje, esse blog representa uma vitória. Minha maior realização profissional. Salvar inúmeras vidas todos os dias, vidas essas por muitos ignoradas, mas por mim, e por cada pessoa que entra nesse blog, são vistos como seres vivos, que merecem e precisam de nossos cuidados.
Esse post é para agradecer a cada um de vocês que se propõe a doar um pouco do tempo de vocês para fazer o bem. Sem vocês, meu trabalho só atingiria os animais que chegam até mim. Com vocês me apoiando nessa luta, meu trabalho ultrapassa fronteiras.
Gostaria de pedir algo em troca. Quero escrever um livro, reunindo historias de pessoas que, com a ajuda do blog, me ajudaram a salvar vidas, e tiveram a oportunidade de se encantar, como eu, por essas criaturinhas apaixonantes. Quem puder me enviar um texto contando suas histórias, com fotos, se possível, eu agradeço muito. A principio, será algo pra eu guardar como troféu pelo meu trabalho, mas quem sabe, futuramente, isso possa vir a ser publicado.  Muito obrigada a todos
Email: nanda_vetuff@hotmail.com

41 comentários:

  1. Oi Fernanda, muito obrigado por toda a ajuda e parabéns mais uma vez pela iniciativa de criar o blog que com certeza ajudou muita gente, e também pelo tanto de coisas que faz para cuidar de todos os animais que você encontra.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou visitando seu blog para ver as dicas para filhotes. Encontrei dois hoje, no meu quintal. São "crescidinhos" e vou tentar alimentar com papinha de frutas. Liguei para a Patrulha Ambiental mas eles não atenderam o telefone (!). Obrigada pelas dicas, espero conseguir que eles fiquem bem.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda tudo bem?
    Há um pouco mais de um mês encontramos uma gambá adulta em nosso quintal pendurada numa árvore. Ligamos para o centro de Zoonoses da nossa cidade e para a polícia ambiental para virem retirá-la e eles não quiserem. Há algumas semanas encontramos a mãe morta e duas filhotes ainda bebês. Decidimos então adotá-las, estamos seguindo as orientações postadas por você em seu blog. Muito obrigada! rs
    Tenho uma dúvida, podemos ser presos por criá-las em casa? Caso isso tenha risco de acontecer, quais procedimentos tomar para que legalizemos junto ao Ibama? Desde já agradeço e aguardo resposta. Abraços!
    Juliane.

    meu e-mail é berudejuliane@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Fernanda, meu cachorro encontrou um filhote de gamba, ele já tem pelos e abre os olhos, porem e mto pequeno, ele aceita beber o leite pela seringa numa boa, porem ele não mexe as patinhas traseiras. Vc poderia entrar em contato comigo por favor o mais rápido possível?? caio_goes.b@hotmail.com meu cel e vivo: 99930-9709 estou seguindo seus conselhos, porem gostaria de sua ajuda. obrigado =D

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, meu nome é Carolina.
    Estou cuidando de um filhote de gambá, quase dois meses, uma fêmea.
    Se alimenta de ração de cachorro e gema cozida.
    Enviei um e-mail 06/10/14 não obtive resposta. Pode ter acontecido algum problema para vc não ter recebido meu e-mail. Meu e-mail é carol_carvalho_ro@hotmail.com
    Tenho tantas dúvidas. Preciso de ajuda. Se posso criar em casa? Se preciso levar no veterinário? Se preciso dar algum remédio/vitamina/vermifugo?
    Desde de já agradeço

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, preciso de um mega help seu!! Tentei ligar no IBM, na policia ambiental, no zoo daqui da cidade e em algumas ONGS eveterinarios particulares e NINGUEM pode me ajudar. Estou com 8 filhotes de Gamba que a mamae foi morta. Ja estao com pelinhos e olhinhos abertos (estao com cerca de 7cm). Coloquei numa caixa com paninho e um bichinho de pelucia. Estou dando NAN pois acho o leite de caixinha muito forte e alterado para eles. So que nao faço a menor ideia de quanto em media tenho que dar e de quanto em quanto tempo. No momento estou dando aproximadamente 0,5ml de leite a cada 2 horas. Queria que eles tivessem o menos de contato humano, mas é impossivel com duas crianças em casa APAIXONADAS por animal rsrsr. Nao sei quando posso introduzir comida, quando poderei tentar soltar na natureza, se estou fazendo certo. QUE DESESPERO nao queria que eles morressem e nao sei se estou fazendo certo!! obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi Fer. Encontramos um filhotinnho e ele foi resgatado pois sozinho ia morrer de fome e frio mas so fiquei um pouco preocupada pois me disseram que pode transmitir leptosirose e temos crianças. Mas ele nao tem condiçoes de sobreviver sozinho... Tem algum perigo se cuidarmos dele ate poder voltar para a natureza. Ele so se alimenta de leite ainda...

    ResponderExcluir
  8. Olá. Estou com um filhote de gambá bem pequeno, cuja mãe foi morta. Estou viajando e amanhã volto para casa, portanto não posso ficar com ele. Ele abre os olhos, anda e come banana. Gostaria de saber se posso soltá-lo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, por favor.!!!!!!
    Já é o terceiro email q te mando. O meu gamba nao esta comendo direito e esta fraco. Ficamos tentando dar leite ou leite com banana mas ele come muito pouco. O que eu faço para q ele fique mais forte e ganhe apetite.
    Não fique sem me responder por favor. Estou desesperada..
    Tatiane

    ResponderExcluir
  10. hoje achei uma gamba filhote atras da casinha do meu cachorro, e nao sei como cuidar dela. preciso d ajuda ... como alimenta-lo?

    ResponderExcluir
  11. hoje achei uma gamba filhote atras da casinha do meu cachorro, e nao sei como cuidar dela. preciso d ajuda ... como alimenta-lo?

    ResponderExcluir
  12. Fernanda cadê você???? Precisamos da sua ajuda e os Gambás agradecem!!! Também estou com uns Gambás aqui e preciso saber quais alimentos posso fornecê-los. Também te enviei email não obtive resposta!!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Hoje encontrei um filhote com a pata quebrada o que eu faço??qual remedio dou para passar a dor dele,estou com muita dó mas nao sei o q fazer.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde meu cachorro mato um gamba e os filhotes a inda estão amamentando como Faso para alimentar

    ResponderExcluir
  16. Olá, hoje é domingo e quarta-feira agora choveu muito na minha cidade, na quinta um filhote de gambá apareceu na minha casa, minha mãe acha que a mãe dele foi embora com a chuva e encontramos o irmão dele morto em frente a minha casa, desde o dia que ele apareceu estamos alimentando ele, como ainda não sabemos o que ele come estamos dando leite para ele, e já faz dois dias que minha mãe da leite pra ele solta-o na chácara e no dia seguinte ele aparece novamente para comer.

    ResponderExcluir
  17. Olá, hoje é domingo e quarta-feira agora choveu muito na minha cidade, na quinta um filhote de gambá apareceu na minha casa, minha mãe acha que a mãe dele foi embora com a chuva e encontramos o irmão dele morto em frente a minha casa, desde o dia que ele apareceu estamos alimentando ele, como ainda não sabemos o que ele come estamos dando leite para ele, e já faz dois dias que minha mãe da leite pra ele solta-o na chácara e no dia seguinte ele aparece novamente para comer.

    ResponderExcluir
  18. Fernanda que alegria encontrar vc e suas orientações! Um forte abraço de toda nossa família!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Ontem resgate 3 filhotinhos que sofreram um acidente de carro onde a mãe não sobreviveu. Infelizmente não vi quem fez essa barbaridade e não prestou socorro. Um deles sofreu um pequeno trauma e está com a carinha inchada e o olhinho pouco fechado, mas acrdito que vá ficar bem. Eles já possuem pêlos mas são muito pequenos e não sei se alimento com leite diluído em água ou frutas... Estão em uma gaiola com toalhas e jornais.
    Poderia me dar alguma dica para deixá los fortes e vivos?! Quero muito ajudar e tenho medo de falhar nessa missão.
    Caso possa, por favor me encaminhe um email de como fazê lo por gentileza! alicemguida@gmail
    Muitíssimo obrigada e parabéns a você e a todos que ajudam os que precisam...assim como eles nos ajudam a evoluir!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. OLA, APARECEU NAS ESCADAS DO meu AP, UM GAMBAZINHO COISA MAIS LINDA, COMPREI O CÁLCIO Q VC COMENTA ,E EM COMPRIMIDO, AMASSO ATÉ VIRAR PÓ E. COLOCO NA PAPINHA DELE MAS ELE PARECE Q PERCEBE E NÃO COME, ME DE UMAS DIC

    ResponderExcluir
  21. Olá boa noite encontrei um filhote não sei oque fazer, o animal ainda está com os olhos fechados oque eu faço alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  22. Fernanda, estava pesquisando uma palavra que começava com "g" e topei com o seu blog. Não acredito em coincidências e algum gambá que já está no céu dos gambás colocou seu blog na minha tela. Essa mensagem é só para dizer que você tem uma irmã-no-amor por esses anjinhos tão perseguidos. Um grande beijo. MARIA LUCIA FROTA CAVALCANTI. mlfcavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Fernanda!
    Olha, te escrevo para uma orientação. Vamos ver o que vc acha. Olha, moro em um condomínio que tem muita mata, lago, tudo é bem conservado e bem cuidado. Temos gansos, quero-queros, corujas, garça... aqueles macacos pequenos que vivem andando pelos muros e fios. Bom, no último domingo, um pequeno gambá entrou na minha sala, muito assustado, sibilou pra mim, e meus gatos ficaram só observando... Eu fiquei muito preocupada com ele, solto pelo condomínio, provavelmente precisando de alimento e de tranquilidade. Gostaria de saber de vc o que é possível fazer para que ele se aproxime, pois posso cuidar dele. Gambás e gatos se dão bem? Acha razoável que eu cuide dele? Ou é melhor levar pra zoonoses, por exemplo? Por favor, agradeço suas orientações. abs grande

    ResponderExcluir
  24. estou com filhote que achei na minha caminhada não sei como alimentar que faco.

    ResponderExcluir
  25. Ficamos chocados; na semana passada, foi encontrado na nossa chácara, um gambá morto. Alguém cometeu esta estupidez de "envenenar" este "fofinho e gracioso animal". Dias depois, encontramos o(a) parceiro(a) do animalzinho morto; felizmente estava em boa forma, parecia estar bem-alimentado e esperto. Devia estar ainda "sofrendo" com a perda do parceiro(a). Diante do fatídico incidente, aprendemos ainda mais respeitar os animais selvagens. Estamos monitorando uma chácara vizinha que cria galinhas; nossa suspeita é de que o proprietário tenha envenenado o bichinho. Se ocorrer novamente, vamos noticiar à Polícia Ambiental para tomar as providências legais e cabíveis.

    ResponderExcluir
  26. Oi eu tenho um filhote de gambá mas não posso cuidar você pode pegalo e cuida-lo
    Eu achei no mato mas a mãe dele o vizinho matou-a

    ResponderExcluir
  27. Oi eu tenho um filhote de gambá mas não posso cuidar você pode pegalo e cuida-lo
    Eu achei no mato mas a mãe dele o vizinho matou-a

    ResponderExcluir
  28. Olá! Achei um filhotinho no meu quintal, isto foi ontem à noite ... Ele ainda está com os olhos fechados e é muito pequenininho!

    Eu já comprei o leite Pet Milk e estou dando com uma seringa acoplada a um tubinho bem fininho de borracha, mas mesmo assim, vai mais pra fora do que pra dentro ... Como eu faço para saber se ele tomou leite o suficiente?!

    Aparentemente, ele está bem espertinho e sempre que eu o pego para dar o leite, ele faz um pouquinho de xixi e cocô, mas cocô bem pouquinho!

    Enfim, como eu faço para saber se ele está bem?! Se não está com fome ... se tem como eu perceber isto...

    Quanto tempo leva para ele abrir os olhos e começar a andar direitinho e comer sozinho?!

    ResponderExcluir
  29. Olá Fernanda, eu resgatei uma gambazinha semana passada, ela é do tamanho de um rato adulto. Estou dando frutas e saches de frango pra ela, esses que dão pra gatos filhotes. Ela está com o narizinho molhado, como se saísse alguma secreção transparente. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  30. Ola Fernanda, obrigado por criar este blog! Me deparei em um gambás no meio da rua que mal anda e respira com muita fatiga. Não tem feridas aparentes mas parece em estado crítico (talvez foi atropelado e tenha fraturas internas?). Por enquanto tirei da rua e deixei em um cantinho no mato para ver se recupera. O que fazer se não recuperar sozinho? Chamar o ibama? (Já resgatei dois filhotes e o ibama respondeu e vino pegar, mas estava no Rio, parece que em SP não funciona).

    ResponderExcluir
  31. Olá, Fernanda. Nossa, nunca imaginei que pessoas criassem gambás. Meus cachorros sempre matam gambás, quando estes entram no meu quintal. Já vi muitos mortos, com filhotes, eu sempre lamentei, mas nunca pude fazer nada, pois isso acontece sempre a noite, e meu quintal é bem grande, nunca consigo chegar a tempo. Fernanda, hoje cheguei a tempo, estava estudando e escutei meus cachorros, ouvi um barulho estranho, que nunca ouvi nenhum bicho fazendo, não achei que fosse Gambá. Quando me aproximei, meus cachorros sem afastaram, e lá vi, no chão, um gambá grande, deitado, parado. Peguei com medo, coloquei em um balde, do lado havia um bem pequenininho, muito pequenino, peguei pelo rabo, pois tinha medo, coloquei o pequeno nas costas da mãe, trouxe para dentro de casa. Ela estava se fingindo de morta, só pode, eu a virei de um lado para o outro afim de procurar os furos das mordidas, não tinha, abri a perna dela pra ver se tinha mais filhotes, não tinha. Eu sei que são sempre dois filhotes, pois todos os que encontrei mortos em meu quintal tinham dois filhotes. Resolvi deixar ela dentro de uma caixa e voltei pro mato, pra ver se achava um segundo gambazinho. Eu fiquei no mato com uma lanterna, tentei fazer um ruído semelhante ao que ouvi no momento do ataque, e olha... eu ouvi um bem pequenininho me devolvendo o som, muito longe, uma distancia bem considerável, lá vinha ele na minha direção, no meio do mato, devolvendo o ruído que eu estava fazendo, nem sei como ele pode reconhecer um ruído que nem eu sem como fazer. Fui até o segundo filhotinho, peguei ele pelo rabo, trouxe para casa e a gambá mãe que antes estava morta, com a respiração lenta, estava de cabeça levantada, olhando assustada. Minha nossa, estava viva, estava fingindo-se de morta, e eu a pegando a virando para ver se tinha furos, eu abrindo a barriga dela para ver se tinha filhotes, podia ter me mordido. Ela está com uma pata traseira morta, pelo que vi, já estava assim, não foi meus cachorros. Ela saiu da caixa, me deu um trabalhão para colocá-la novamente. Preciso saber como vou cuidar dela, e dos filhotes, como ela é selvagem, vai ser muito difícil cuidar, ela não vai deixar e não quero devolvê-la a mata por causa da perna morta, como vai se virar? Vou tentar cuidar, ver se consigo encontrar um veterinário que possa me ajudar por espontânea vontade, pois dinheiro no momento está difícil. Em ultimo caso penso em chamar o Ibama, agora quero eles para mim. Eu tenho gatos, vc acha que eles se dariam bem? será que esse gambá pode passar doença pros meus gatos ? O.o Agora fiquei preocupada. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  32. desculpa, moro no Rio numa casa que vive cheia de gambás, eu os considero os protetores do local. Hoje pela tarde, durante um ensaio de fotos ( sou fotografo) notei que um animal estava deitado embaixo de um ramo de flores que tenho no jardim, ele não mexe as pernas, na verdade elas estão esticadas, ele tá respirando normalmente, mas está na mesma posição tem tempo já..coloquei um pouco de comida e água e cada vez que tento chegar perto ele treme de medo e finge um ataque, na verdade está tão cansado que eu sei que ele não vai conseguir, mas não estou me arriscando, o problema é que nota-se claramente que ele está com dor. Não sei se é fêmea ou macho, não sei como reconhecer isso, pelo tamanho diria que é um jovem animal ou uma pequena femea. Parece que não consegue mexer as patas de trás e um bolo pequeno preto e brilhante, maior que uma bola de gude parece que está saindo dele. Não sei o que houve mas esta'me deixando triste ve-lo assim, partindo o coração. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  33. Bom dia! Meus cães mataram uma fêmea com oito filhotes, porém quatro sobreviveram. Não estou conseguindo alimenta-los com seringa. Coloquei uma mangueira de silicone na ponta e mesmo assim tá difícil. Como faço?

    ResponderExcluir
  34. Encontrei um gamba ontem, ela tem 10cm e só dorme! Fiz ela comer ovo e um pouco de papa de banana, queria saber se ela pode ter vermes igual cachorro e o que eu faço pra ela não passar frio a noite?

    ResponderExcluir
  35. Encontrei um gamba ontem, ela tem 10cm e só dorme! Fiz ela comer ovo e um pouco de papa de banana, queria saber se ela pode ter vermes igual cachorro e o que eu faço pra ela não passar frio a noite?

    ResponderExcluir
  36. Preciso dar vermifugo à um gambazinho órfão , oque posso dar?, achei ontem, a mãe foi morta por cães e irmãos também

    ResponderExcluir
  37. Oi Fernanda tb gostaria de saber q vermifugo dar a uma Sariguê e q posso fazer p evitar raiva

    ResponderExcluir
  38. Olá achei um filhote d gambá, porém tá muito fraquinha, não sei como cuidar. Queremos zelar pela vida dela, mas não sabemos nem por onde começar. Ela já tem até nome, Sofhy. Me ajuda por favor meu zap 966367571 . Acho que ela vai morrer

    ResponderExcluir
  39. posso dar vermifugo ? qual? vi larvas nas fezes.....

    ResponderExcluir
  40. O cachorro da minha vizinha matou uma fêmea e achei 5 gambás muito pequenos, mas já tem uns pelinhos porém ainda nao abriram os olhos.
    Coloquei uma garrafa com água quente enrolada no pano dentro da caixa
    Mas não sei como preparar o leite nem o que dar de comer...estou seguindo a dica de estimular o xixi

    ResponderExcluir