quinta-feira, 19 de maio de 2011

Agradecimento

Gostaria de agradecer a todos que consultam esse blog e entram em contato comigo, seja por comentários ou emails, e dizer que me deixou muito feliz descobrir que existem tantas pessoas sem preconceito com os animais e dispostas a ajudar, e isso é muito gratificante.
Destaco também que esse blog não é uma forma de divulgar e incentivar a criação de animais silvestres em cativeiro. Decidi criar esse blog porque quando não tinha conhecimento nenhum sobre esses animais e pesquisei na internet, achei muitas informações que posteriormente descobri que estavam erradas, e que muitas pessoas buscavam ajuda para ajudar a salvar esses animais. Com a experiência que consegui ao longo desses 2 anos que tenho contato com a espécie e que ainda estou tendo, pude juntar as informações que quem quer ajudar os gambás precisa saber em um único lugar.
Mais uma vez obrigada a todos por buscar ajuda e salvar esses animais, tenho recebido emails de pessoas de diversas regiões do Brasil, e isso é maravilhoso. Peço que comentem, divulguem e me ajudem a ajudar essses lindos animais que precisam de nós!!
Beijos a todos!!

25 comentários:

  1. Acredito que nós leitores quem devemos agradecer pelo compartilhamento de informações. E mais ainda pela iniciativa em prol da especie.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, acabei de resgatar um gambazinho q minha gata caçou, estou cuidando dele com muito carinho e espero q ele sobreviva...
    seu Blog está sendo super útil, Parabéns por essa iniciativa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla!!
    Obrigada, fiz esse blog para ajudar pessoas boas como vc a cuidar dessas criaturinhas lidas que eu amo!!
    Espero que dê tudi certom se precisar de ajuda é só entrar em contato!! Boa sorte, e mande notícias.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda eu encontrei alguns filhotes de gambá,7 estavam mortos consegui resgatar um,ele ainda esta com os olhos fechados, o que posso dar para ele se alimentar? tem um e-mail para que eu possa conversar com você?

    ResponderExcluir
  5. Oi Tany, nessa idade a alimentação é apenas com leite NAM ou PET MILK SEM LACTOSE, vc pode tentar dar na seringa ou conta gotas, e alguns são tão pequenos que necessitam de sonda para serem alimentados. Pode me mandar emails para nanda_vetuff@hotmail.com com o assunto gambas que eu repondo assim que puder.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. oi.adorei seu blog. achei um gambazinho, acho que caiu do coqueiro,estou apaixonada por ele, e~não quero devolve-lo natureza . é possivel ficar com ele,sem danos à sua saúde?ele já tem pelos,e toma leite nan, quando posso dar papinha?me ajudem. obrigada. Noemi

    ResponderExcluir
  7. Fernanda... Acabo de encontrar dois filhotes de Gambá's aqui em meu quintal...
    E não sei o que fazer, eles parecem ser bem jovens, já possuem pequenos dentes porem não sei nem ao menos em qual fase estão...
    Penso que a mão pode te-los abandonado, mais acho que isso não é possivel porque a mãe é bem "coruja" pelo que sei...

    O que faço?? Como proceder? Devo adota-los ??

    samuk_sousa@hotmail.com << Responda se puder por e-mail por favor, quero muito ajuda-los mais ainda estou cru nessa matéria

    Grato Samuel

    ResponderExcluir
  8. Acabamos de encontrar um filhote de gambá não sabemos cuidar dele.Preciso da sua ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernada, primeiro gostaria de te dizer q estou completamente apaixonada pelo seu trabalho e tb por seus bebêsi. Sou louca por animais e não posso nem imaginar q pessoas judiem destas criaturas. Por isso estou morrendo de medo q acabem matando uma mãe e seus filhotes no jardim da minha casa. Encontrei hoje um filhote morto dentro da piscina. Acredito q o ninho dela esteja num tronco oco de uma árvore, q fica próximo da piscina. Não tenho como cobrir a piscina e não gostaria de ver mais nenhum bebê afogado. Já havia visto a mãe, mas não sabia q ela estava morando aqui e ainda mais com filhotes. Coloquei ovos no quintal pra ver se ela come e tb tem vasilha com água q eu já deixava para os passarinhos. Moro em um condomínio na cidade e meu vizinho tem vários gatos, q acabam visitando meu quintal tb, eles podem fazer mal pra mamãe gambá, ou seus filhotes? Por todas as informações q eu li na internet, q não foram muitas, não sei se os filhotes continuam no ninho e durante quanto tempo. Como li q por cria nascem de 10 a 15 filhotes, tenho medo q eles saiam daqui de casa e meus vizinhos acabem os matando. Já pensei em ligar para os bombeiros virem buscá-los para os levar no horto florestal da minha cidade, mas fico com dó tb pq perderam sua liberdade, mas por outro lado serão bem cuidados. O q vc acha? Se vc achar melhor q os bombeiros os levem, qual seria o melhor momento? Espero os filhotes crescerem um pouco mais, hj eles tem de 10 a 15 cm. Quando eles se tornam independentes de suas mães. Me desculpa ter me alongado tanto, mas quero fazer o melhor pra eles e não tenho muito conhecimento. Aguardo sua resposta e desde já agradeço e a parabenizo novamente.

    ResponderExcluir
  10. Nanda,mais uma vez eu tenho que te agradecer por toda a ajuda, se não fosse o seu blog, seus emails e recados eu teria surtado já! haha te atormentei muito no começo e agradeço mesmo por todos os conselhos!
    se um dia vier pra Sorocaba, já sabe que vai conhecer a minha pequena branquinha ;)

    um beijão.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Fernanda! Tudo bem?
    Ontem encontrei seu blog, através do blog;
    http://blogdebiologo.blogspot.com/2009/11/como-cuidar-de-um-filhote-de-gamba.html

    Fernanda encontrei 2 filhotinhos, faz 2 dias, a mãe foi atropelada. Trouxa para casa, mas um faleceu, estou perdida, por favor me ajude:
    Estou dando leite com conta gotas.
    Ele está dentro de uma caixa de sapato com cobertor, e garrafa pet com água quente enrolada em toalha.
    Fernanda de quanto em quanto tempo dou leite?
    Ele é bem pequenininho, nem abriu os olhos ainda.
    Tudo o que vc puder me dar de dicas, eu farei.
    Beijo.
    Desde já muito obrigada.

    monique.smatos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda... Depois de tantos contatos via e-mail, não poderia deixar de postar um comentário no teu blog... Quero te agradecer imensamente pela ajuda que me deu com relação ao trato com o Zinho... Seremos eternamente gratos por sua ajuda... Não cansarei nunca de "alardear" quão importante foi seu suporte nas primeiras semanas de vida do meu cabeçudo...(e nas semanas subsequentes tb!). Espero poder contar sempre com sua dedicação e presteza. Se possível, tb ajudá-la de alguma forma. Desejo a vc e aos seus, toda paz e felicidade do mundo, e que Deus continue iluminando seu caminho, porque é através dele que muitas "vidinhas" são e continuarão sendo salvas... Eu e o Zinho nos despedimos, deixando um forte abraço e torçendo para que, num meio em que quase que diariamente somos testemunhas de casos assombrosos e bizarros de mau trato para com os animais, possam existir cada vez mais pessoas como vc, que amam e cuidam de forma incondicional, desses que são a mais bela e perfeita materialização da perfeição que é a Natureza (fauna e flora)!!! Fique com DEUS! rperrenoud@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Fernanda
    Consegui salvar um filhote de gambá que encontramos no jardim aqui de casa. Era muito pequeno e o alimentamos com banana, mamão e ração em pasta para cães. Já se passaram 2 meses e meio, mais ou menos. Ele está grande e come a mesma ração, frutas, ovo de codorna cru e alface. Fica dentro de uma gaiola grande, com papel e paninhos para dormir.
    O problema é que não sabemos como proceder agora, pois ele deve voltar à natureza.
    Como fazer para assegurar que ele não irá morrer sem essa comidinha diária e ininterrupta?
    Desde já agradeço.
    Jurema

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jurema, você deve procurar um lugar com bastante variedade de frutas para soltar, certifique-se de que ele está apto a ser solto, ele deve ser capaz de subir em ávores, deve se esconder bem, se locomover rapidamente, o ideal é que seja arisco a ponto de temer humanos e animais, senão a chance de sobriviverem são bem baixas. Para ensinar como deve se virar na mata, tente deixar as frutas com casca para ele comer, se necessário, descasque só um pouco e depois dificulte isso para ele, deixe comida em locais mais altos para ele ter que escalar, dê o ovo com um furo na casca, coloque frutas dentro de coisas para ele ter que pegar, etc. Deixe a comida somente à noitinha para ele se acostumar a sair só nesse horário para comer.
    Se precisar entre em contato comigo pelo email nanda_vetuff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Fernanda
    Muito, muito obrigada!! Olha só: ele está numa gaiola que era bem espaçosa quando chegou. Agora, ainda é grande, mas não tanto. Ele sobe na grade e se movimenta bem à noite. Está na gaiola porque temos cachorros e não deixamos chegarem perto. Sempre colocamos o alimento depois do pôr-do-sol, porque já sabíamos alguma coisa dos hábitos deles. As frutas, sempre deixo com um pouco de casca, mas agora vou deixar a casca toda. O ovo, eu sempre coloco inteiro, com casca e sem furar. O primeiro ele comeu tudo, até a casca!! Os demais ele abriu e só comeu o conteúdo. É arisco, mesmo a gente conversando com ele.
    Moramos numa casa com terreno muito, muito grande. Tem até matinha. Tem manga, goiaba, acerola, abacate, lichia, jabuticaba, romã, tamarindo. Mas, essas frutas não dão o ano todo. Temos medo de que ele queira voltar para a casinha dele. Meu marido pensou em pendurar a gaiola numa das árvores e monitorar. Deixar uma fruta, de vez em quando, para o caso dele voltar. Tememos que os cachorros o encontrem!
    Vou seguir todas as suas dicas.
    Um grande abraço e Deus te abençoe!
    Jurema

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda me de um help please, acabei de me mudar e de boas vindas achei um filhotinho femea de gamba, linda de orelhas brancas, minha gata q e muito docil a aceitou muito bem ela ja esta aprendendo a comer sozinha estou dando racao com agua e leite e pequenas frutas mais ela ainda nao come tudo facilmente. estou muito entusiasmado, mais meu medo e em relacao a doencas, sou leigo e essa e a primeira vez que me deparo com um bichinho diferente, porem como amo animais gostaria muito de ficar com ela.
    Tenho q vacinala? corro o risco de alguma doenca? grato Edu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, primeiramente devo lembrar que são animais selvagens, e não pet, nosso papel é cuidar deles enquanto estão debilitados, para recuperá-los e reintroduzi-los na natureza. É claro que alguns, por serem debilitados e necessitarem de mais cuidados, acabam sendo muito manuseados e se tornam muito mansos e dependentes de nós, outros apresentam problemas que inviabilizam a soltura deles, como era o caso do Guti e como é o caso do Greg, que tem 3 patas quebadas e anda com muita dificuldade. Não podemos vacinar esses animais, porque as vacinas que temos no mercado são feitas para cães e gatos, poderia causas algum problema nos gambás. Como todo animal, há risco sim de contrair alguma doença, mas o risco é maior quando os animais são adultos, por serem mais expostos a patógenos. Devo lembrar que a maioria das doenças pode ser evitada se você limpar as fezes e urina assim que o animal as fizer, e não deixar muito tempo no ambiente, lavar as mãos após manusear as excretas e também evitar que outros animais tenham acesso a essas excretas e também que ela tenha acesso a excretas de outros animais.
      Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo email nanda_vetuff@hotmail.com, pois é mais fácil de eu responder.

      Excluir
  17. Pow obrigado pela resposta ! vou cuidar dela ate ela conseguir se alimentar bem sozinha e depois vou deixa la em algum parque bem arborizado em que ela possa se reentregar ao abitar natural ... ela tem mostrado um otimo avanco ja se limpa e segura o pratinho dela. :) obrigado ... Edu

    ResponderExcluir
  18. Oi fernanda estou cuidando de uma fillhote gamba que achei em meu predio, quando a peguei ela era bebe ja esta andando de limpando come racao e frutas, estou com um enorme medo pois creio que ela nao ira se adaptar na natureza pois ela tem tudo desde nenem. ate se ponho ela no chao ela corre pra minha mao! ela tem uma gaiola aberta que fica em uma planta como se fosse arvore bem grande e tudo muito limpinho,gostaria de saber se e possivel eu ficar com ela ? e se ela pode me passar alguma doenca ou nao. estou me apegando muito a ela e realmente nao sei o q fazer pois todo lugar q pensso em deixala tem gatos caes e gente q se ve quer matar. me ajude!!!!

    ResponderExcluir
  19. oi fernanda eu achei dois filhotes d gamba e agora como devo cuida deles

    ResponderExcluir
  20. FERNANDA, ME AJUDE, MINHA GATA PEGOU UM FILHOTE DE GAMBÁ NO SÓTÃO DE CASA, QUANDO EU SOCORRI ELE ESTAVA SANGRANDO E PARECIA MORTO, EU ESTANQUEI A FERIDA E DEI LEITE SEM LACTOSE PRA ELE, DANONINHO, GEMA DE OVO E MAMÃO. ELE FICOU BEM, FAZ 1 MÊS QUE ESTAMOS CUIDANDO DELE, SÓ QUE ELE TEM UM PROBLEMINHA NO LADO ESQUERDO, ELE SE ARRASTA DESSE LADO, A PARTE TRASEIRA DELE CAI, COMO SE ESTIVESSE QUEBRADO, MAS JÁ OLHAMOS E NÃO ENCONTRAMOS NADA, ACHO QUE FOI POR CAUSA DA MORDIDA, QUE FOI DO LADO ESQUERDO. ELE TAMBÉM É CEGO DO OLHO ESQUERDO, MAS MUITO ESPERTO. NÃO PODEMOS CRIA-LO, TENHO 2 GATAS, E NÃO TEMOS MUITO QUINTAL. COLOCAMOS NUMA GAIOLA MÉDIA, LIMPINHA, COM BANANINHA AMASSADA, ÁGUA, MAMÃO E MAÇÃ. SÓ QUE UNS DIAS PRA CÁ ELE FICOU FRACO E PARECIA QUE IA MORRER, CUIDEI E VOLTEI A DAR LEITE NA SERINGA, ELE FICOU BEM SÓ QUE AGORA ELE FICA PENDURADO NAS GRADES, DORMINDO PENDURADO. ISSO É NORMAL? POSSO LEVÁ-LO AO IBAMA OU ELES PODERÃO SACRIFICA-LO? QNDO PODEREI SOLTA-LO? ME AJUDE, JU.

    ResponderExcluir
  21. Perto da minha casa foi atropelada uma mamãe gambá e seus filhotinhos, no meio de tudo tinha um focinho em pé tentando sair, vi um bebe gambá vivo, trouxe ele para casa, ele estava todo feliz, subia no pé de uva que tem na minha casa...quatro dias depois ele começa a tremer, não consegue ficar em pé, não sobe mais em mim, estou desesperada, preciso urgente saber o que esta acontecendo com esse animal tao fofo que encontrei.

    ResponderExcluir
  22. Fernanda,estou com um problema.Encontrei uma gambazinha no
    meu quintal,tenho uma gata e dois cachorros.
    A gambazinha está no meu quarto,já tem dentinhos pequenos,mas
    tenho que mante-la numa caixa porque a gata e os cachorros
    querem pega-la.Vou operar catarata,tenho 70 anos,já fiz todos os exames
    opero primeiro o olho direito e com 10 ou 15 dias opero o esquerdo.
    Não posso ficar com a gambazinha por causa da operação
    e dos cuidados pós operatórios.Você sabe de alguém que possa
    ficar com ela e cuidar bem? Estou muito preocupada,preciso encontrar
    alguem que cuide dela,é muito bonitinha,gosto muito,mas não posso ficar! Email caetana@ymail.com
    Beijinhos,aguardo sua resposta.
    Caetana

    ResponderExcluir
  23. Apareceu um no meu corredor ,minha mãe gritou tanto que ele ficou assustado mas agora ele esta dormindo e coloquei uma banana para ele acho que ele não está bem.Porque gambás geralmente dormem de cabeça para baixo

    ResponderExcluir
  24. Fernanda me ajude,achei um filhote de gamba no quintal,sorte o cachorro está preso,so que ele ainda está com os olhos fechados,qual a melhor forma de alimentar ele

    ResponderExcluir