sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reconhecendo as fases

Adulto-Guti


Jovem-Branca  

Filhotes-Branca e Negão

Neonato-Perseu

30 comentários:

  1. Olá Fernanda!
    É um imenso prazer te seguir neste blog... sou apaixonada por animais, acho que por todos rsrsrs..., mas fiquei fascinada por um gambazzinho que apareceu no meu trabalho e, na época não encontrei ninguem que me ensinasse como cuidar dele. Felizmente, apelei pra meu instinto materno e fiz o que pude.. alimentei o safadinho e quando ficou fortinho me abandonou... rsrs. Mas também estou num lugar com muita área verde... ele partiu pra natureza... Fiquei feliz em salvar a vida dele.
    PARABENS POR ESTA INICIATIVA... SOU SUA FÃ!!
    Beijos,
    Rejane
    rejynha@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rejane, é muito bom ver que existem pessoas que tenham carinho pelos animais, independente da espécie. Sempre que precisar pode entrar em contato comigo, estarei feliz em ajudar.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda,
    primeiramente gostaria de agradecer, pois se não fosse por sua ajuda eu não teria cuidado da minha gambazinha corretamente e provavelmente ela não teria sobrevivido. O blog está ótimo, fico muito feliz em ver iniciativas como a sua. Assim como você também amo os animais, todos (em minha infância fui o tipo de criança que os pais saíam para trabalhar cedo sem saber qual animal novo encontrariam em casa a noite), graças a esse contato com eles tive muitas alegrias, mas infelizmente o que sempre vi (vejo!) foi o preconceito das pessoas, e isso ocorre muito com gambás, por isso admiro iniciativas como a sua, pois além de um atestado de bondade também é uma excelente forma de instruir e ajudar um pouco a acabar com esse preconceito.

    Abraços,
    Hugo Fagundes.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Hugo, eu que agradeço por você ter entrado em contato comigo pedindo ajuda, mas eu também quero agradecer por você ter me procurado, pois atitudes como a sua de se propor a cuidar de um filhote e dispor de seu tempo com ele são muito valiosas, e me deixa muito feliz ajudar a quem precisar, veterinária não é apenas a profissão que escolhi, mas o caminho que escolhi para salvar vidas e fazer o bem para quem precisa de ajuda, e dependo de pessoas como você para me ajudar a desempenhar meu papel. Parabéns você também por sua iniciativa!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Fernanda!
    Sou Médico Veterinário em Niterói e me especializei em Gambás e trabalho com eles a muito tempo,mas sempre tive dificuldade em encontrar que os amasse. Pronto.... Encontrei!
    Você!

    Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício, boa noite. Onde vc atende em Niterói? Estou criando um gambazinho desde que ele cai da árvore em frente a minha. Deve ter uns 4 meses. Gostaria de levá-lo a um veterinário para ver se está tudo bem.

      Excluir
    2. Olá acabei de achar um gambá que a mãe morreu com todos os irmãos e não sei o que fazer com ele. Se tiver Instagram entra em
      Contato comigo: @didianacozinha
      Gratidão

      Excluir
    3. Olá acabei de achar um gambá que a mãe morreu com todos os irmãos e não sei o que fazer com ele. Se tiver Instagram entra em
      Contato comigo: @didianacozinha
      Gratidão

      Excluir
    4. Olá acabei de achar um gambá que a mãe morreu com todos os irmãos e não sei o que fazer com ele. Se tiver Instagram entra em
      Contato comigo: @didianacozinha
      Gratidão

      Excluir
  6. Obrigada, Maurício, espero poder contar com você nessa luta pra salvar esses bichinhos lindos, afinal a veterinária não é apenas uma profissão, mas sim um compromisso de amor e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei uma atropelada voltando do meu trabalho sou fascinado por animais não importa a espécie minha esposa tbm, temos duas cobras é um cachorrinho(filhote q achei na rua sinais de mal cuidado hoje está muito bem) porém a mãe não n resistiu ao acidente eram 5 filhotes dois já estavam mortos um tava bem outros dois infelizmente estavam bem machucados preferi sacrificar doeu bastante e estou me batendo pra cuidar do q ficou não pretendo voltar ele pra floreste quero ficar com ele se puder me dar um alô no insta e uma assistência
      @041_mel obgd agradeço desde já

      Excluir
  7. Nossa Fernanda o blog ficou otimo!!!!! Adorei a iniciativa e espero que mais gambas possam ser salvos por causa disso. Eu e meus pais ficamos super felizes com o reconhecimento e pode contar com a gente no futuro!!!! E espero que meus filhos tambem tenham espaço nesse blog, hein!!! Bjao querida!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!Apareceu um gambázinho aqui em casa e eu acho que ele está doente ou machucado, pq ele mal se mexe!Não vou mentir que tenho um certo receio pq ele tem umas garrinhas bem compridas, então eu estou alimentando ele de longe..com maçãs ( duas por dia é pouco?).Como tenho um cachorro e cinco gatos não posso ficar com ele solto por isso fechei ele debaixo da pia da churrasqueira..tá quentinho lá e ele parece estar dormindo confortavelmente,mas nao sei até q ponto isso vai ajudar...tô esperando chegar segunda feira pra ligar pro centro de zoonoses,mas estou com receio pq sei que na cidade o povo tem mania de comer gambá...o que vc me sugere?

    ResponderExcluir
  9. Bem, vc tem que ver em qual fase de vida ele está para ver a alimentação, como vc tem outros bichos em casa, dê um pouco de ração de cachorro e deixe um pouco d'água pra ele também. Como são animais noturnos, o ideal é vc observar se ele se movimenta durante a noite, durante o dia eles dormem o tempo todo, e por estar em um local estranho, ele não se sente à vontade para passear. Portanto, pode ser até que ele esteja bem, e nesse caso poderá ser solto.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda!

    Adorei sua iniciativa de criar um blog somente explicando sobre os cuidados com filhotinhos de gambá!

    Eu editei o post sobre o assunto que publiquei em meu blog, e coloquei um link direto para cá (http://blogdebiologo.blogspot.com/2009/11/como-cuidar-de-um-filhote-de-gamba.html), assim espero que as dúvidas gerais do pessoal sejam melhores esclarecida

    Abs, Daniela

    ResponderExcluir
  11. Otimo Blog vai me ajudar bastante

    ResponderExcluir
  12. oi adorei ler essas informações, morro num sitio e achei um gampazinho ele nem abriu os olhos ainda, estou fazendo de tudo pra salvar, dei leite morno pra ele mas está sendo dificil ele mal abre a boca, e agora cada 2hras eu vou alimentar, mas não sei se vai sobreviver....queria poder salvar :(eu amo bichos. me ajude .....

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo, estou muito feliz em ver alguém tão comprometido com a vida, a ponta de fazer um blog exclusivo para os gambás.
    Estou com um neonato, porém não estou conseguindo alimenta-lo. ele esta emagrecendo muito. Comecei dando leite de vaca diluido, comprei uma lata de leite ninho, ai li seu blog e vi que não posso dar isso, pois eles não toleram lactose. Vamos iniciar a alimentação com leite sem lactose. Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Ola Fernanda ja digo parabenss!!!
    Faço vet e começei estagio em um parque nacional na minha cidade,ma nao tenho nenhuma informaçao,pois aqui ngm entende nada de gambas e sempre q apareçe filhotes(e apareçem mts) 99,9% morrem.Queria mudar esta estatistica e peguei 6 (que a mae foi atropelada)mas de olhihos fechados ainda,eles estao morrendo ...
    Primeiro começa um inchaço ou no membro ,ou no dedinho ou no torax,e fica mt vermelho(como sangue subcutaneo) e vai inchando p o restante do membro ate paralisar e morrer.
    Se vc ou alguem puder me ajudar Obrigada...Pamella Bueno (Teresopolis)

    ResponderExcluir
  15. Oi Fernanda meu tio achou 4 filhotes de gambá,vou contar a história des do começo...
    Meu tio viu meu cachorro chegando lá perto dele com uma cara de que fez coisa errada.Ele sentiu ô fedor e viu que tinha a ver com gambá aí ele foi pra fora e viu um gambá morto que o meu cachorro matou ele ficou com pena mas ai jogou pra mata aí ele viu um filhote de gambá só que já tava morto aí meu tio falou então deve ter mais né então ele foi ver oa gambá e tinha 4 filhotinhos dentro aí ele levou pra dentro de uma salinha deixou dentro de uma caixa com cobertor o perigo é que tem 3 cachorros e um jacú que meu tio que adora animais está cuidando dele e pros gambás minha tia que agora parece ser a mãe deles está cuidando de les dando leite em pó do pet milk e agora eles estão preferindo suco de mamão sem ser fabricado e raramente eles comem a polpa de mamão meio pastoso vc acha que a alimentação tá certa?
    E o que vc faz quando eles ficam adultos vc continua com eles ou devolve a natureza? porque a casa do meu tio é grande e tem muito mato.
    Meu nome é Hannah e tenho 10 anos.

    ResponderExcluir
  16. Agradeço as dicas para cuidar deles e vou segui-las à risca. Não sei se sobreviverão, pois nem pêlos eles tem. São todos rosinhas e apenas 2, agora, 16:05, abriram totalmente a boca. Os outros, ainda tem um furinho, por onde dou o leitinho com mel. Mas percebo que mexem a linguinha para engolir o leitinho. Se viverem, acostumarão a comer em casa e temo por soltá-los na natureza e não saberem se virar. Assim, adoto os 6 (caso vivam) e serão meus filhos. Belo blog e já está em meus favoritos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá, e eu uma amiga resgatamos 7 filhotinhos neonatos de Gambá ! Estou cuidando de dois, o menorzinho está defecando/urinando algo parecido com sangue e o outro não quer comer. Estou dando NAN SL com conta gotas de 2 em 2 horas.
    O que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    Minha gata achou um filhotinho ja com os olhos abertos. Acredito pelo que li no seu blog que deva ter caido das costas da mae.
    Oq devo fazer? Me ajude pois nao quero deixar o filhote morrer.
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  19. Oi fernanda eu to com um filhotinho de gamba como posso fazer para alimentar ele eu to dando leite de ciringa to fazendo certo????

    ResponderExcluir
  20. Oi fernanda eu to com um filhotinho de gamba como posso fazer para alimentar ele eu to dando leite de ciringa to fazendo certo????

    ResponderExcluir
  21. Mt obrigada! Estou c um fofo aq e vem p comer,agora ja sei cm alimenta lo

    ResponderExcluir
  22. Olar!
    Achei um ganhar (saruê) e estou em dúvida se chamo o Ibama ou se crio ele....
    Mas sei oq dar para alimentar e nem sei quantos meses tem!!!
    Gostaria de um conselho de como cuidar e alimentar....Meu zap é (21) 965185039

    ResponderExcluir
  23. Olá boa noite..
    Estou aflita..Estou com um cambazinho que só se alimenta com leite sem lactose é papinha de mamão..
    Ele está com a respiração ofegante..curta,e parecendo que está resfriado.perdendo peso muito rápido.
    Não sei o que ele tem,pode está doente?
    Como posso ajudá-lo?

    ResponderExcluir
  24. Oi Fernanda!! Teu blog ainda está ativo? Tenho em um fogão de campanha um casal de gambá. Também tenho um casal de cachorro. Como proteger os gambás ? Devem em breve sair com os filhotes pois cálculo que estejam acasalados no fogão há mais de meses.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Fernanda. Tudo bem? Encontrei, no domingo (27), um filhote de gambá. Não sei ao certo a idade dele, mas já tem pelos. Onntem dei banana amassadinha a ele, ele comeu. Estou com receio de me apegar a ele, não sei se conseguiria criar ele em casa, não tenho quintal, tenho 7 gatos e 1 cadelinha poodle, tenho medo de um dia eu vacilar e os felinos atacarem e matar ele. Por enquanto ele fica no banheiro numa caixinha de transporte bem agasalhadinho, é o lugar seguro pra ele. Penso que é complicado ficar com ele, mas por outro lado meu medo maior é quando ele crescer, eu soltar ele e ele virar uma presa fácil de predadores. Encontrei ele no quintal da casa de uma amiga, deve ter caído da árvore... em fim... preciso de um conselho.

    ResponderExcluir