quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Meus gambás, os anjos da minha vida!!

Recentemente o Greg teve uma insuficiência respiratória aguda e, infelizmente, morreu. No início, sofri muito, na hora, a dor nos consome, invade o coração, e bate um desespero, uma dor imensurável. Mas quando a ficha cai, e passamos a agir com a razão, e não com o coração, percebemos que Deus sabe o que faz. Eu vi sua dor, seu sofrimento, e ao mesmo tempo sua força para viver, ele foi um guerreiro, mas não podemos ser egoístas e querer que alguém viva porque o queremos por perto. Sei disso porque eu sabia dentro de mim que tinha chegado a hora dele, o tomei em meus braços, disse que o amava, e que se ele estivesse cansado, ele podia ir embora, que eu ia entender, e nesse momento ele levantou a cabeça em minha direção e cheirou meu nariz, e, depois, partiu.
Estou contando isso porque, muitas vezes, apesar de nossos esforços, não conseguimos salvar alguns, e, como são seres apaixonantes, nos apegamos e sofremos. Mas devemos pensar em cada momento bom, cada carinho, cada olhar trocado, e lembrar que esforço nenhum foi em vão, eles reconhecem o amor que depositamos neles e retribuem de uma forma única. Já tive  muitos gambás. Amei muito. Sofri muito. E farei tudo de novo quantas vezes forem necessárias, pois eu não escolhi só ser veterinária. Eu escolhi ser "Mamãe Gambá".
A todos os meus filhos, no céu e na terra: EU AMO VOCÊS, INFINITAMENTE, E SEMPRE AMAREI!!!

13 comentários:

  1. Olá Fernanda, me chamo Ana Paula sou estudante de Ciências Biológicas,e recentemente (janeiro,2012) também estagiei no RioZoo, e acabei trazendo 4 filhotes de lá pra criar. Hoje procurando saber algo mais sobre esses marsupiais acabei achando o seu blog, mto legal o trabalho que você faz! Gostei mto das dicas, os filhotes estão começando a comer pequenos pedaços de fruta, e suas dicas me ajudou muito !
    Estou me encantando cada vez mais com esses pequeninos !
    Parabéns pelo blog !
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi fernanda... parabens pela sua atitude e sinto muito pela sua perda, no meu caso não eh gamba, sao gatinhos, mas sei que quando a egnte ama não emporta a raça, tanto pra animal quanto pra humano...
    parabens pelo seu trabalho que tambem ajuda na conscientização e na diminuilção do preconceito contra os animais...

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS E QUE DEUS LHE DE MUITA SAÚDE PARA QUE POSSA CONTINUAR NESSA LUTA . LUTA ESSA QUE NÃO SE TEM RECONHECIMENTO NA TERRA, TENHA CERTEZA QUE DEUS SEMPRE A PROTEGERÁ E LHE DARÁ MUITA FORÇA PARA CONTINUAR.
    BEIJOS!
    MÁRCIA APARECIDA

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Te mandei um e-mail! Me responda por favor!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, parabéns pelo teu trabalho! Encontrei teu blog por acaso, ao pesquisar sobre alimentação de gambás. Na minha casa de veraneio, na praia, contamos com a presença de um gambá, há anos. Certa vez um deles ficou encurralado na janela, entre o vidro e a veneziana. Tivemos que deixar o quarto até ele conseguir sair. Depois ele começou a perambular pelo pátio, à noite, e minha filha deixava todo dia uma banana que ele mais tarde buscava. Isso acontece em cada verão. Mas achei que ele poderia estar enjoado de bananas e procurei saber sobre sua alimentação. Mas minha surpresa maior foi ler este teu texto acima, que é lindo, e confesso que até chorei. Lembrou minha dor (indescritível) de ter que mandar sacrificar meu cãozinho que estava com insuficiência renal... Mais uma vez, parabéns pelo teu trabalho e pelo teu amor aos animais! Deus te proteja e ilumine teu caminho!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda, parabéns por esse lindo trabalho! Acho que vou precisar de você para me orientar em como posso criar um lindo filhote de gambá que apareceu próximo a minha casa. Bjs

    ResponderExcluir
  8. OI Fernanda, encontramos um filhote de gambá com cerca de 11 cm e lendo alguns artigos que falam que com esse tamanho é para deixar que ele se vira sozinho na mata.Ele parece tão indefeso pra mim que não tenho coragem. Até porque meus gatos é que acharam ele primeiro e fomos salva-lo deles.Como vou deixar ele, tão pequeno, solto de novo no mato?O que vc me aconselha a fazer? Aqui na minha cidade não tem nenhum veterinário de se disponha a ajudar a cuidar então estou buscando sozinha ajuda. Se vc puder me dar alguns conselhos sobre o qu eles comem além de bananas e amoras agradeço pois no momento não é tempo de amoras ainda.

    ResponderExcluir
  9. Olá !!! Apareceu uma gambazinha com filhote aqui na minha rua e estou perdidinha com minha vizinha . Ela não reage , manca , não come e certamente tá sem leite . Na seringa colocamos leite de filhote . Deve estar com muita dor . Sabe de algum medicamento que poderíamos colocar na seringa pra alivia-la e de repente ela reagir ?!

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Encontramos um gambá aqui em casa,ele mora no meu forró,mas uma noite dessas capturamos ele e o levamos a local mais verde onde não tenha riscos à ele...não é tão longe da minha casa, mas tbém não é pertinho...nunca imaginei que ele voltaria... Será possível ser o mesmo ou pode ser algum parente?? RS
    Ele é adulto,e segundo minhas pesquisas,gambás tem hábitos solitários.... Será o mesmo??? Se for terei de adotá-lo,ele é muito mansinho!

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, Deus te abençoe e proteja sempre. Você é um ser de luz. Nós, animais humanos, estamos aqui neste plano para amar e proteger todas as criaturas da Terra. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se uma vez domesticado o gambá consegue viver sozinho depois?

    ResponderExcluir