sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como perceber o aparecimento do hiperparatireoidismo nutricional??

Os sintomas normalmente começam nos membros posteriores. O animal começa a andar com dificuldade, arrastando os membros, e apresenta dificuldade de erguer o corpo. Dependendo da gravidade, o animal defeca e urina e não consegue sair do lugar depois. Tem dificuldade de erguer o corpo para se alimentar e beber água, e por isso se tornam mais dependentes.
Nos membros anteriores, o animal passa a se locomover não apoiando as mãos, e sim, o antebraço.
A confirmação é feita através de radiografia, onde se observa a diminuição da radiopacidade óssea, diminuição da cortical e aumento da medular, mantendo a linha metafisária íntegra, podendo haver fraturas em galho verde e  desvios de coluna. Em casos muito severos, os ossos ficam extremamente maleáveis e pode haver deformidade óssea.  
Não tem tratamento, a suplementação de cálcio e vitamina D só impede que ocorram mais problemas. O ideal é se ter todos os cuidados citados no post de "Cuidados com Filhotes".

17 comentários:

  1. oi Fernanda achei uma gambá morta e ela tava com filhotes, alguns já mortos. peguei os q estavam vivos e trouxe pra minha casa, como eles estavam cheios de bicho de mosca fiz uma solução com água morna e vinagre, estou alimentando com leite. eram 4 gambás mais hoje a noite faleceu 2, não quero q eles morram preciso de ajuda pra saber o q eu posso fazer. coloquei eles perto de uma lampada para aquece-los...

    ResponderExcluir
  2. Meu gambá esta assim. Oque posso fazer? Preciso de ajuda urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda video dele andando para nanda_vetuff@hotmail.com, junto com dados como idade aproximada, peso e alimentação. E onde vc mora tb. Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Olaaa! Meu gamba esta assim tbm! O que posso fazer?
      Aguardo contato em:
      carolzinha_medeirosprado@hotmail.com
      Me ajudem por favor!!!!

      Excluir
  3. Olá Fernanda....criei um gambá desde muito pequeno; agora já fazem +- 3 meses que estou cuidando dele.Ele é uma graça, muito carinhoso, esta lindo !!!! ele se alimenta muito bem e é muito esperto, mais de uns 20 dias pra cá ele começou a apresentar todos os sintomas que vc descreve do hiperparatireoidismo.... introduzi cálcio e vitaminas na alimentação dele mais estou muito triste ,ele esta com bastante dificuldade de andar e esta muito sonolento... oque mais posso fazer para ajuda-lo a melhorar??..Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande email para nanda_vetuff@hotmail.com, esto tendo pouco acesso a computador. Abraços

      Excluir
  4. Olá,
    A uns meses atrás meus cachorros pegaram uma gambá femêa no meu quintal e infelizmente ela não sobreviveu, quando percebemos que ela tinha 8 filhotes, cuidamos de todos com muito carinho, 6 deles já estão na natureza e de vez em quando vamos visitá-los para ver se está tudo bem. Só que de um dia para o outro dois deles tiveram uma paralisia nas perninhas, e deve ser o hiperparatireoidismo, do jeito que vc narra. Agora estou dando o calcio. Gostaria de saber se tem cura e o que posso fazer para ajudá-los, por favor. Se cada um de nós tivéssemos a oportunidade de ter um gambazinho em casa os cachorrinhos iriam perder muito espaço, são seres maravilhosos mesmo. Espero que vc possa me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande email para nanda_vetuff@hotmail.com, esto tendo pouco acesso a computador. Abraços

      Excluir
  5. ola! ontem peguei uma gambá fêmea nesse estado, qual suplemento de cálcio posso usar nela pra amenizar os sintomas?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Há duas semanas nós resgatamos 4 neonatos. Dois sobreviveram e estavam se desenvolvendo mto bem até hj de manhã. Agora um deles (o macho) não está mais ficando em pé. Ele come, faz xixi, grita, mas não fica em pé. Nós alimentamos eles a cada 2 ou 3h com leite NAN sem lactose, e eles tomam um pouquinho de sol dia sim dia não. Vc acha que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  7. Olá hoje eu resgatei um gambá que foi atropelado e teve seu olho projetado para fora.
    Estou desesperada pois não sei o que fazer.
    Não tenho dinheiro para levá lo ao veterinário tem algum lugar que posso levá lo para salvarem. Moto no Embu das artes em São Paulo .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá! Preciso de ajuda.
    Tenho uma gambá q criei desde q era neonato, hoje ela tem qse 3 anos e encontrei alguns carocos na barriga dela,e está meio melado, ela está com a pele bem avermelhada tmb, estou bastante preocupada. Oq pode ser? E oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  9. Ola. Boa noite! Estou com o mesmo problema, o que posso fazer para amenizar esse sofrimento?

    ResponderExcluir
  10. Ola minha gata trouxe 2 filhotinhos e estou cuidando deles desde o final de fevereiro.. fui alimentando eles mas teve um dia q um deles foi tentar fugir e sofreu uma queda .. agora ele esta arrastando as 2 perninhas de tras nao sei se foi devido a queda ou se ele esta com falta de nutrientes.. vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Olá, a mais ou menos dois meses resgatei um filhote de gambá, pois a mãe foi atropelada, no início foi tudo bem, mas de uns dias para cá, ela começou a ter dificuldades para andar, oque posso fazer para ajudar?
    Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fernanda!!!Há quase 5 meses resgatei um gambazinho macho, ele era muito pequeno, nem pêlos tinha ainda. Mas sobreviveu e ficou fortinho e comilão. Passados 2 meses que ele estava comigo, ele parou de andar e suas mãozinhas ficaram atrofiadas e suas pernas e pés ficaram moles e inúteis. Hoje ele come bem, bebe leite, mas só se arrasta pelo chão. O que pode ter acontecido com ele? Se for hiperparatireoidismo nutricional tem tratamento ou cura?

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda, estou criando uma gambá faz uns 2 meses (minha gata pegou/ machucou,tratamos o machucado e iríamos solta-la na natureza). Faz uns 10 dias que ela vem apresentando os sintomas que vc citou, estou bastante preocupada.. ela está bem sonolenta. O que posso fazer, qual suplementação de cálcio devo dar pra ela? Agradeço a ajuda.
    Meu e-mail: may_rossi@hotmail.com

    ResponderExcluir