sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cuidados com adultos

04. Adultos: Já devem ter notado que conforme eles vão crescendo, menos eles dependem de nós. É fundamental ter em mente sempre que o espaço onde eles ficam devem ser adaptados conforme eles vão crescendo.
Para o adulto, deve-se lembrar de uma coisa: É um animal de hábitos noturnos, vai dormir ainda mais que o jovem, e de noite vai ter seu pico de atividade. Pode deixar água e comida à vontade, mas de noite deve ser oferecida em maior quantidade, e ele deve ter um local aconchegante e escuro para dormir.
Não precisa mais de cálcio ou vitamina D, apenas de carinho!!

17 comentários:

  1. Olá, Fernanda
    Já fiz contato com você uma outra vez, e fui atendida com o maior carinho!
    Eu pretendia soltar na natureza o nosso gambazinho, mas perdemos a coragem, pois o medo de que ele não sobreviva é maior...
    Queremos construir um viveiro para ele ficar. Pode nos dar umas dicas?
    Bj
    Ju
    gertze@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fernanda,
    Onde moro atualmente aparecem muitos gambás. De que eles se alimentam? Não quero maltratar os bichinhos, pelo contrário... gostei muito do seu blog.

    Ricardo (rfguil@yahoo.com)

    ResponderExcluir
  3. Como faço para limpar um gambá de 1 ano e meio de idade ? Será que esse animal pode tomar banho ? Meu E-mail : pereiradelfim2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre limpo a minha gamba com lenço umedecido uma vez a cada 15 dias ou quando está muito calor, pois tenho medo de dar banho... Espero ter ajudado!

      Excluir
  4. Como faço para limpar um gambá de 1 ano e meio de idade? Será que esse animal pode tomar banho? Por favor meu e-mail: pereiradelfim2gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Esse blog é muito importante pois,centenas de pessoas têm encontrado de uma forma ou de outra filhotes de gambás cujas mães foram mortas acidentalmente ou caíram do dorso de suas mães durante as andanças noturnas em busca de alimento. Assim que puder enviarei fotos dele. Está enorme.Fica solto no quintal e nunca vai embora! Adora dormir envolto em panos macios! Só bebe ´´agua filtrada ou comprada em galões. Come ovos mexidos ,bananas,frutas em geral, carne moída crua etc. Cara Fernanda, você está fazendo um trabalho muito importante!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, adotei uma gambá chamada Gaya há uns 10 meses, e ela inicialmente se adaptou muito bem, ela fica num comodo so pra ela, cheia de galhos, só que há tres dias ela nao vem comendo. Dou frutas, carne (figado, frango e carne moida), alé de danoninho (recomendacao de um medico veterinario). nao sei o que há de errado pois nunca havia aconteciso pq ela sempre como tudo e tem disposicao. ela tem que ter contato com terra? nao tem importancia ela ficar somente com uma janela como fonte de luz solar? a alimentacao nao está adequada? Pode ser alguma doenca? Nao tenho tido muito contato com ela (a nao ser para trocar a agua e colocar comida, alem de limpá-la as vezes) desde que adotei a minha cochorrinha que é paraplegica e exige muita atencao... isso ha seis meses, pode ser uma depressao?
    e-mail: manuela.agostinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Resgatei uma gambá com filhotes que atropelada aqui na minha rua, ela não está andando direito e tem um pequeno sangramento ( sai um sangue aguado) que eu não consegui identificar da onde( pode ser do anus ou da vagina), já a levei no veterinário, ele disse que não entende de gambás e que não poderia passar um anti-inflamatório para ela apesar de achar que ela precisa tomar. Se você puder me ajudar me indicando um lugar que ela possa ser examinada. mafaro@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho um gambá que foi abandonado pela mãe Ele já tem 6 meses comigo. Mais as vezes ele quer morder e muito arrisco. Isso é normal mesmo sendo criado desde pequeno?

    ResponderExcluir
  9. Fernanda estou com 3 filhotes de gamba órfãos. Sou estudande de veterinaria, mas nao tenho muito conhecimento em relaçao a eles. Eu posso dar banho neles?

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, parabéns pela iniciativa! Construí minha casa mais afastada da via urbana e no meu quintal por sinal tem muita árvore. Tenho percebido alguns gambás já adultos nas árvores, então como "invadi" o território deles me sinto na obrigação de ajudá-los, queria saber o que posso colocar pra eles alimentarem? Posso colocar água também?

    ResponderExcluir
  11. Oi boa tarde estou com problemas minha gambazinha de 9 messes não quer comer nada, já tem uma semana que ela não comer só beber água, não sei o que fazer o senhor pode me orientar ???? Tô com medo que ela morra.luciana

    ResponderExcluir
  12. boa tarde
    hoje de manhã achei um gambá machucado a perna e queria saber se posso dar algo p comer. medicaçao

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Fernanda!
    será que poderia me ajudar?preciso de orientações.
    Achei um gambá...pode me mandar um email? szmarcolino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Por que o filhotes se esfragam, lambe, morde e sobem nós meus braços sempre que vou cuidar deles?? O que mais chama minha atenção e eles se esfregar igual gato.

    ResponderExcluir
  15. Esse comportamento é completamente normal. É como eles se comportam com a mãe.

    ResponderExcluir