sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cuidados com neonatos

Quando se tem um gambá em mãos, a primeira coisa a se fazer é pensar:  Em qual fase de sua vida esse filhote está? Didaticamente, dividirei em 4 fases:

01. Neonato: O filhote ainda apresenta olhos fechados, boca pode estar ou não parcialmente fechada (o que pode dificultar a alimentação deles) e apresenta poucos pêlos. Logo, devemos ter 2 coisas em mente: ele precisa ser alimentado e aquecido. É totalmente dependente da mãe, e se você está com um filhote desses, prepare-se para perder sua noite de sono. A alimentação deve ser feita com leite NAN ou PET MILK, ambos SEM LACTOSE. Esse é um fator que será crucial para o filhote, pois o gambá não tolera lactose, e isso poderá causar catarata por má alimentação, e um animal cego não pode ser reabilitado. A alimentação deve ser feita a cada 3 horas. Pode-se usar conta gotas ou seringa de 1ml quando o animal aceita, mas quando ele é muito novo, ele pode estar com fome mas não conseguir se alimentar dessa forma, e deve-se usar uma sonda gástrica para alimentá-lo, o que é um pouco mais complexo e demorado de se fazer. Teve-se medir da boca até o estômago e usar uma sonda bem fina, e ter o cuidado de passar a sonda por cima da língua, o que é mais difícil do que parece. Cuidado para não introduzir a sonda na traquéia, observe se ele não irá tossir.
O fator aquecimento pode ser resolvido de 2 formas: com uso de uma bolsa térmica ou luva de látex cheia de água morna (cuidado para não queimar o animal, enrole o objeto numa toalha e verifique se é seguro para ele); pode-se usar lâmpadas para o aquecimento, mas deve-se tomar cuidado para não queimar o animal, deve estar a uma distância ideal e deve ter um lugar para ele se refugiar do calor excessivo se for o caso.
Pode-se colocar toalhas para eles se enrolarem e aquecerem, e o corpo humano também é muito bem aceito.
Já notou que quando uma cadela ou gata tem filhotes, está sempre lambendo eles? Isso é importante para a higiene desses animais, é um estímulo para que eles urinem e defequem. O gambazinho também precisa disso, e cabe a você ajudar no processo. Use um pedaço de algodão úmido e passe na genitália dos filhotes, por cerca de 5 minutos. Mesmo que não funcione da primeira vez, repita o processo sempre após as refeições, mas não se preocupe, nessa idade eles sujam pouco.
Outro fator importante é o sol. 10-15 minutos de sol por dia é muito importante, como explicarei na próxima fase.        

51 comentários:

  1. Olá Fernanda, estou cuidando de um neonato, do tamanho daquele da sua foto que está sendo alimentado com seringa. Ele está comigo desde terça (13/09). Seu peso inicial era de 23g, mas estou preocupada porque ele já emagreceu 2g até hoje (18/09). Se eu o alimentar somente com Nan sem lactose ele ficará nutrido? Não há como complementar sua alimentação? Como eu faço para ele ganhar peso? Por favor me ajude porque não quero perdê-lo... Obrigada! Andréa

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda. Estou cuidando de tres filhotes e um deles está com um dos olhos esbranquiçado. Acho que é por causa do NAN que um veterinário "esqueceu" de me dizer que tinha que ser sem lactose. As informações sobre gambás na internet são muito poucas e ainda bem que você fez esse blog.
    Já tirei o NAN da alimentação e gostaria de saber se há alguma forma de reverter essa doença.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elisabete, provavelmente não seja por culpa da Lactose, pq disturbios metabólicos apresentam normalmente manifestação bilateral, ou seja, iria aparecer em ambos os olhos. Pode ser que seja uma úlcera, a minha pequena apresenta uma ulcera por trauma, ela se coçou e arranhou o olho, nesse caso, tem cura, mas como é um olho mt pequeno, não sei algum veterinario faz, mas tb é algo que não compromete a qualidade de vida do animal, só se estiver muito inchado e com dor. A minha precisou usar antibiotico e antiinflamatorio tópicos, se quiser leve a um veterinario e diga o que te falei. Precisando entre em contato, se quiser pode mandar emails.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi fernando bom recentemente minha cachorra matou uma gamba adulta e quando fui ver depois o quintal tava cheio de gambazinho nossa *-* mas enfim so sobreviram dois :( e eu queria cuidar deles gostaria de uma orientaçao obrigado

    ResponderExcluir
  5. Caio caiogfa@bol.com.br4 de março de 2012 às 09:46

    Oi Fernanda, pode parecer estranho, mas eu queria saber se tem algum lugar de socialização para gambás, eu cuido de um desde neonato, já estou com ele há 5 meses e acho ele o bichinho mais triste do mundo, ele nunca ao menos viu outro gambá, queria saber o que posso fazer para ajudá-lo, antes ainda sobia em alguns objetos, agora mesmo com calcio e vitamina c ele não tem "atividade". Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Oi, Caio, não existe não. Gambás são animais solitários, conforme vão crescendo dependem menos da mãe e, aos poucos, vão se afastando dela para sobreviverem sozinhos. Você não vê dois gambás juntos a menos que sejam mãe e seus filhotes e em época de reprodução. Então não se preocupe quanto a isso!!
    Agora se ele está ficando menos ativo, pode ser que ele esteja ficando doente, por isso observe atentamente se há algum sinal de alteração na alimentação, nas fezes e na parte respiratória, como ruídos diferentes, secreções e respiração ofegante, acelerada e/ou com a boca aberta. Senão, pode ser que ele esteja entediado, proporcione lugares diferentes para ele andar, árvores para escalar, cordas, etc.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, obrigado pela resposta, mas acho que minha namorada já falou com vc, que o gambá que a gente achou teve aquela doença que complica a locomoção, hiperparatireoidismo nutricional, damos suplemento como vc falou e ele melhorou, mas ele se apoia no antebraço pra andar, e não tem força nos dedinhos ou não sabe bem usa-los, não consegue subir em quase nada ou escalar arvores e cordas, apenas anda mesmo e sobe em planos inclinados, era mais pra ele ver outro gambá, rs ele nunca viu outro na vida, aí a gente fica com mt pena dele rs. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda. Meus cães atacaram uma gambá com filhotes e ela acabou morrendo. O problema é os filhotes são realmente muito pequenos, cerca de 2cm de comprimento. Sabemos que é praticamente impossível salvá-los, mas estamos dispostas a tentar. Terias algum conselho para nos dar sobre como lidar com bichinhos desse tamanho?

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    tenho a dois meses uma gambazinha que sobreviveu a um atropelamento que matou sua mãe ela esta linda e gorda.
    porem meu vizinho que é veterinario a viu em minha casa e disse que ela ´pe um poço de doenças e que ela pode deixar meus cães doentes tambem.
    gostaria de saber se é verdade
    se é possivel eu cria-la sem esses problemas eu me apaixonei por ela e tenho medo de abandona-la.
    cuidamos da higiene de seu viveiro duas vezes ao dia.sua elimentação é a base de ração.
    tomando esses cuidados é possivel que ela transmita doenças, mesmo sem termos tido problemas nesses ultimos dois meses.
    aguardo dicas de como proceder.
    Agradeço desde já
    Att. Samantha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola samantha tenho uma gamba já há dois anos ela toma banho às vezes passa a tarde na minha cama come ração ovo batido toma leite come frutas galinha cozida é gorda sadia cheirosa e graças à Deus nunca passou doencas para meus cães ou gatos.

      Excluir
  10. Olá Fernanda! Tudo bem?

    Meu nome é Leonardo e sou do RJ. Vejo que você postar faz algum tempo, então torço para que você leia esse comentário.

    Nas redondezas de minha casa, costumam passear alguns gambás. Desde ontem, tenho encontrado neonatos no quintal, num total de três. O primeiro estava muito debilitado e morreu pouco tempo depois de achado. Os outros dois, que encontrei no dia posterior, estavam em melhor estado. Segui suas instruções sobre alimentação com PET MILK sem lactose (com taurina, pois foi a única que encontrei). Consegui alimentá-los usando uma seringa própria para aves, mas a quantidade ingerida foi mínima, somente algumas gotículas. Utilizei a proporção indicada na embalagem, ou seja, uma medida para 20ml de água morna. Os neonatos estão acomodados em uma caixa de papelão, forrada com uma toalha, a qual eu suo para cobri-los, tomando o cuidado para que não se sufoquem. Limpei as fezes com cotonetes. Minhas dúvidas são:

    1) Qual a quantidade em ml que devo fazê-los ingerir?
    2) Qual a proporção correta entre PET MILK e água?
    3) Como saber se a temperatura está ideal?
    4) Há algum lugar de confiança no RJ onde eu poderia entregá-los para que sejam adequadamente cuidados e readaptados, já que não me sinto apto para cuidar deles? Eu poderia entregá-los a você?

    Meu email para contato: leonardoexcel@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda, fiquei muito feliz de ver que posso compartilhar minha experiência com gambá. Achei no meu quintal um embrião de gambázinho. Dia 18 de março de 2013. Desse dia em diante minha mãe está cuidando dele, dando leite em´pó. Agora vi qual o tipo de leite temos que dar. Enfim ele está sobrevivendo. Já fez 21 dias de vida co a gente. Seus olhos ainda estão fechados, suas orelhinhas estão se soltando, e sua boca é pequena mais come bem as vezes. Alimentamos com seringa e um pedacinho do scalp, para poder entrar na boca dele melhor. As vezes ele dorme agarradinho com a mamadeira dele na boca. É muito fofo, gostaria de saber quanto devemos dar de leite pra ele e em quanto tempo os olhinhos vão se abrir? Aguardo sua resposta. Um abraço e muito obrigada por tudo. Este blog é fora de série. Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Meu irmão me trouxe uma ninhada de 5 gambasinhos, porque um cão matou a mãe deles, e até o momento não tenho como arranjar o leite sem lactose.
    Já dei ovo para eles.
    há mais alguma coisa que eu possa alimentar eles?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,

    Eu estou com 6 gambazinhos neonatos, estou desesperada, são mais ou menos 40min de aleitamento a cada 3 horas, estou muito feliz por ter-lo encontrados. Adorei seu blog, me ajudou demais, com certeza vou viver tirando duvidas com você, e se você poder, eu gostaria de mostra-los, quero cuidar deles, mas acredito que não ficarei com os 6.
    Bjs,
    Danielle
    danyellecaraujo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Fernanda. Encontrei um gambazinho. Ele já está com os olhinhos abertos e tem pelinhos. mas ele ainda é muito pequenino, deve ter uns 6 cm de comprimento fora o rabo. Fiz como vc falou, comprei NAN sem lactose e estou dando com a seringa de insulina (sem agulha, claro). Estou dando 10ml por vez, mas parece pouco, porque ele gruda biquinho da seringa e não quer mais largar. Depois, fica todo se lambendo. Dei mamá duas vezes para ele. Ele já está defecando direitinho (parecem fezes de camundongo). Como sei se a quantidade de alimento está sendo suficiente?

    ResponderExcluir
  15. oi tenho um filhote de gamba quero saber se trasmite doensas quero cuida para depois solta mais tenho medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, vc não tem interesse em doar ele pra mim? Pois ganhei um neonato mas como era muito prematuro não resistiu agora estou muito triste e desesperada querendo outro.

      Excluir
    2. Olá Fernanda Roberta, Você ainda tem interesse em neonatos?
      Estou com dois que foram encontrados em meu quintal na última segunda 25/01 (eram 4 mas dois morreram já). Estou seguindo as recomendações daqui mas estou com medo deles morrerem, pois de madrugada eu durmo além da conta. Entrei em contato com um veterinário da Suipa e ia levar pra lá, mas eles estão tão sobrecarregados que resolvi enfrentar a empreitada mas tenho medo de sacrificar vidinhas que teriam mais chances com outra pessoa. Se topar me escreva

      Abraçoes

      Excluir
  16. Boa tarde, Fernanda! Estou com um filhote de Gambá de orelha branca pois, meus cães atacaram a mãe e logo depois achamos o filhote. Pude perceber que ela tinha outros na bolsa mas, não voltou pra buscar o que caiu e então, estou cuidando pois eu amo animais. A minha preocupação é se ele vai sobreviver tentei dar leite de vaca e agora li no seu blog que tem que dar leite Nan, ele já está bem aquecido. Gostaria de saber se esses animais transmitem alguma doença para o ser humano, tenho um bebê de 2 anos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernanda eu peguei ontem um filhote de gambá que eu achei quase morrendo. Ele deve ter alguns dias. Mas quando eu acordo ele para dar comida ele tenta andar. Mas eu observei que quando ele tenta ele nao mexe as patas de tras, so as da frente. Eu estou na esperanca de que seja pq ele e mt pequeno. Sera que é por isso ou ele tem algum problema mas patinhas?

    ResponderExcluir
  18. Olá fernanda, eu estou cuidando de um neonato, mas ele é tão novinho que não abre a boca e eu não estou conseguindo alimenta lo, era dois bebê e um já morreu, agora estou morrendo de medo de perder o outro. Aonde eu encontro a sonda pra passar nele? Socorooooooo me ajuda antes que ele morra.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Minha cadela matou uma gambá cheia de filhotes e só conseguimos salvar uma fêmea. Ela está bem, mas um olho está inchado e esbranquiçado. Tenho um antibiótico tópico para uso em ulceras de gato. Será que posso usar? Queria parabenizá-la pelo blog, pois quem ama a vida não segrega e eu quero muito salvar a Gambinha(nome que demos) e, claro, depois pretendemos devolver à natureza, por mais que sintamos falta:/ Obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Fernanda, estou estreando na função mãe adotiva de gambás. Minha casa é caminho deles e moradia de um. Hoje encontrei em meu quintal, três neonatos (já li tudo no seu blog, muito bom) e estou na função de amamentar, estimular o xixi e deixá-los dormir. Aparentemente tenho dois meninos e uma menina. Um dos meninos é menorzinho, ainda nao se empolgou muito com a mamadeira de pwt mailk mas vou trabalhando isso. Uso um frasco de dipirona que foi esterilizado e na ponta do bico tenho um pedacinho de tudo de soro. Tenho essa engenhoca pois alimentei meus gatinhos assim.
    Pretendo cuidar dos bebês até a maturidade para a soltura. Pergunto: há que (quando forem independentes, claro) que soltá-los em local específico ou posso libertar aqui pela minha casa para que encontrem amigos e família?

    ResponderExcluir
  21. Gente to com um filhote de gambá aqui e desesperada. Muito pequeno, não sei cuidar. O que eu faço? Ele proura cantos pra se enconder. Botei uma caixa com bastante jornal pra ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a procura de um eu já tenho é sei como cuidar entre em contato 19 989463525 estudo sobre eles e sou de confiança

      Excluir
  22. Gente to com um filhote de gambá aqui e desesperada. Muito pequeno, não sei cuidar. O que eu faço? Ele proura cantos pra se enconder. Botei uma caixa com bastante jornal pra ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, posso dizer o que eu tenho feito com os "meus". Encontrei ainda de olhos fechados e amamentei com Pet Milk, aquele leite para filhotes de cães e gatos,usando uma seringa de vacina. Para facilitar, coloquei na ponta da segunda um pedaço de tubo de látex, do mais fino, qu vc encontra em lojas de produtos médicos (aquele Rubinho que usamos para torniquete quando formos sangue). Mas os filhotinhos não mamam. Eles bebem o leite que eu com a seringa, deixo cair na boca deles. Eles também entende? Depois de mamar, precisa fazer com que eles façam xixi e eventualmente coco. Para isso, use um algodão molhado em água morna e asse de leve na barriga e genitália. Como se fosse a mãe lambendo eles. Somente água! Não use lenços umedecidos.
      O leite também pode se morno, até 38 graus de temperatura. Facilita a aceitação.
      Estou com meus bebes já há duas semanas. Eles já abriram.os olhos, ja tem dentinhos nascendo e, vez por outra se empolgam em comer um pouco de gema cozinha e esfareleda, ou um mamão amassadinho. Mas por enquanto o que comem de verdade é leite.
      Fiz um saco de dormir para eles e os mantenho aquecidos com uma lâmpada acesa sobre a caixa mas Dora do alcance deles.
      Por enquanto seguem bem espero que o seu filhote esteja ok!

      Excluir
    2. Olá eu tenho neonatos e estou a procura de mais um sei muito bem como cuidar entre em contato 19 989463525

      Excluir
  23. Tais, vou tentar te responder, pq perguntei neste site e ninguém me respondeu.
    Se ele já estiver com os olhinhos abertos e pelo, será mais fácil.
    Eles são animais noturnos e moram na "bolsa" da mãe. Por isso ele tenta se esconder.
    Eles gostam de frutas ( banana, mamão...) e uma mistura de gema de ovos, mel, uma pitada de sal e leite sem lactose( no site dizia q leite normal ñ pode), na mamadeira.
    A mamadeira, vc pode fazer com uma seringa um pedacinho de fio de fone de ouvido desencapado( tira o cobre do fio e fica tipo um canudinho flexível ).
    Espero ter te ajudado. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  24. Olá caiu um gambá do meu Telhado tem uns 30 gramas eu achei dia 06/09/17 e estava dando leite de vaca ontem achei que ele estava com o olho sujo mais hoje pela manhã estava esbranquiçado ser a que pode ser catarata eu acabei comprando um leite de caixinha sem lactose. Por favor me ajuda. Ama animais é estou triste de se ele estar com o olho assim.

    ResponderExcluir
  25. Por quanto tempo tenho q dar leite? ou apartir de quando posso dar frutinhas e outros alimentos? Em média leva quanto tempo para abrir os olhos? Como sei se é macho ou fêmea? Tem problema se eu der Danone sem lactose misturado com água? Foi a opção mais barata e rápida q encontrei... tem alguma outra opção q não seja tão cara?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Estou desesperada, um quando cheguei em casa minha gambá estava com os dois olhos com uma pele branca. Mais cedo não havia nada, não sei o que aconteceu. Estou muito preocupada, não sei se ela conseguir enxergar, mas parece que nao. Por favor me ajuda, não sei o que faço

    ResponderExcluir
  27. Olá! Estou com uma gambazinha,única sobrevivente, desde que a encontrei no dia 15/12/2018. Hoje, dia 27/12/2018 ela abriu os olhos! Estou dando leite Nan até 3 meses. Não conferi se tem lactose. Ela já lambe as patinhas e se limpa! Estou com muita esperança de conseguir criá-la! Cresceu muito pouco e não tenho como verificar seu peso. Parece manter o mesmo corpo de quando a resgatei, só um pouquinho crescido, assim como os pelos, que cresceram um pouco também. Alguém tem idéia de quantos dias ela tem?!? Ah! Não dou mamadeira de 2/3 em 2/3 horas não. Mas parece que ela está satisfeita. Uso uma mamadeira de boneca para alientá-la. É uma guerra, porque ela não para, fica procurando a teta da mãe. Por vezes, esguicho um pouco de leite na boca. Ela mana e toma banho de leite. Em seguida, faço a higiene com algodão embebido em água morna. Será que estou me saindo bem?!? Caso não esteja, alguém pode me indicar um abrigo que tenha suporte para cuidar dela? Acho que é fêmea, Gertrudes, mas só acho! Como saber o sexo?
    Antecipadamente agradeço a atenção e aguardo respostas!
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  28. Oi boa noite..
    Estou com um sariguezinho ,acho que está doente.respriracao curta e parecendo que está resfriado..perdendo peso muito rápido.
    Só se alimenta de mamão é leite sem lactose..
    O que faço ele está doente?

    ResponderExcluir
  29. Eu pesquisei e vi que não pode dar mel para os bebê. Infelizmente a gente vem atas de informações mas ninguém responde .muito triste isto .

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente, por motivos que desconheço, a Dra. Fernanda não responde há muito tempo neste blog. Mas as informações que ela postou aqui foram mais do que suficientes para me ajudar a salvar quase 20 filhotes de gambá até hoje. Basta ler TODAS as informações que ela disponibilizou. Percebi que muitas pessoas fazem perguntas que já foram amplamente respondidas. Talvez algumas pessoas não saibam navegar pelas diferentes partes desse assunto, que está dividido sob o título 'Arquivo no Blog', na parte superior direita da tela.
    De qualquer maneira, caso a informação nãe esteja disponível aqui, há diversas outras fontes disponíveis através do Google.

    ResponderExcluir
  31. Pao

    7 de jul. de 2020 17:06 (há 20 horas)

    para mim
    Pao deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Cuidados com filhotes":

    Oi, encontrei acho que é gambá muito pequena morta com 7 filhotes diminutos como um feijão rosa! Todos carecas e vivos ....será q podem sobreviver?

    Postado por Pao no blog Como cuidar de gambás em 7 de julho de 2020 13:06

    Prezado Pao,

    Sim, vc pode salvá-los se seguir as orientações da Dra. Fernanda neste mesmo blog.

    "Quando se tem um gambá em mãos, a primeira coisa a se fazer é pensar: Em qual fase de sua vida esse filhote está? Didaticamente, dividirei em 4 fases:

    01. Neonato: O filhote ainda apresenta olhos fechados, boca pode estar ou não parcialmente fechada (o que pode dificultar a alimentação deles) e apresenta poucos pêlos. Logo, devemos ter 2 coisas em mente: ele precisa ser alimentado e aquecido. É totalmente dependente da mãe, e se você está com um filhote desses, prepare-se para perder sua noite de sono. A alimentação deve ser feita com leite NAN ou PET MILK, ambos SEM LACTOSE. Esse é um fator que será crucial para o filhote, pois o gambá não tolera lactose, e isso poderá causar catarata por má alimentação, e um animal cego não pode ser reabilitado. A alimentação deve ser feita a cada 3 horas. Pode-se usar conta gotas ou seringa de 1ml quando o animal aceita, mas quando ele é muito novo, ele pode estar com fome mas não conseguir se alimentar dessa forma, e deve-se usar uma sonda gástrica para alimentá-lo, o que é um pouco mais complexo e demorado de se fazer. Teve-se medir da boca até o estômago e usar uma sonda bem fina, e ter o cuidado de passar a sonda por cima da língua, o que é mais difícil do que parece. Cuidado para não introduzir a sonda na traquéia, observe se ele não irá tossir.
    O fator aquecimento pode ser resolvido de 2 formas: com uso de uma bolsa térmica ou luva de látex cheia de água morna (cuidado para não queimar o animal, enrole o objeto numa toalha e verifique se é seguro para ele); pode-se usar lâmpadas para o aquecimento, mas deve-se tomar cuidado para não queimar o animal, deve estar a uma distância ideal e deve ter um lugar para ele se refugiar do calor excessivo se for o caso.
    Pode-se colocar toalhas para eles se enrolarem e aquecerem, e o corpo humano também é muito bem aceito.
    Já notou que quando uma cadela ou gata tem filhotes, está sempre lambendo eles? Isso é importante para a higiene desses animais, é um estímulo para que eles urinem e defequem. O gambazinho também precisa disso, e cabe a você ajudar no processo. Use um pedaço de algodão úmido e passe na genitália dos filhotes, por cerca de 5 minutos. Mesmo que não funcione da primeira vez, repita o processo sempre após as refeições, mas não se preocupe, nessa idade eles sujam pouco.
    Outro fator importante é o sol. 10-15 minutos de sol por dia é muito importante, como explicarei na próxima fase."

    https://comocuidardegambas.blogspot.com/2011/02/cuidados-com-neonatos.html

    Qualquer dúvida, fico à disposição.
    Boa sorte!
    Paulo Costa

    ResponderExcluir
  32. Não me lembro de ter lido alguma informação da Dra. Fernanda sobre isso. Nunca vermifuguei os meus, mas acho que daria vermífugo para filhote de cachorro de acordo com o peso do gambá.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde. Moro em chacara. O cachorro do meu vizinho pegou uma mamãe gambá...elaveio morrer aqui. Sobrou 5 dos 7 bebes. Estou cuidando deles...liguei na policia ambiental e eles não pegam. Estão com olhinhos abertos. Posso dar outra coisa p eles alem de Pet Milk...que ja estou dando?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, Iuri.

    Copiei e colei abaixo o texto da própria Dra. Fernanda, autora deste blog, sobre alimentação de gambazinhos, que se encontra na página https://comocuidardegambas.blogspot.com/2011/02/cuidados-com-filhotes_18.html:

    " Cuidados com filhotes
    02. Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite, como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
    Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
    Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
    Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses."

    Recomendo a leitura de todas a orientações dadas pela Dra. Fernanda neste blog.

    Boa sorte!

    Paulo Costa

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Achei 4 filhotes, estou tentando fazer como vc Fernanda falou,mas eles não abrem a boca, não sei o que fazer. Onde posso levar p serem cuidados,se não eles vão morrer.Por favor

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, Isabel.
    Entre em contacto com o corpo de bombeiros ou a defesa civil de sua cidade.
    Ligue para um veterinário: ele irá orientá-la sobre o modo de proceder.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  37. Estou com um filhote de gamba há quase duas semanas, já dei leite de soja normal. Depois passei p um composto lácteo sem lactose. Mas estava lendo que precisa ser o nam de soja. Agora vou começar dar esse. Estou preocupada. Por ter dado esses outros alimentos



    ResponderExcluir
  38. Que eu saiba a Dra. Fernanda não recomenda nenhum produto à base de soja para a alimentação dos neonatos e filhotes. A indicação é de produtos como Pet Milk ou leite para bebês humanos sem lactose, como Nan, por exemplo.

    ResponderExcluir
  39. "A alimentação deve ser feita com leite NAN ou PET MILK, ambos SEM LACTOSE. Esse é um fator que será crucial para o filhote, pois o gambá não tolera lactose, e isso poderá causar catarata por má alimentação, e um animal cego não pode ser reabilitado. A alimentação deve ser feita a cada 3 horas..." (Dra. Fernanda, 18/02/2011)

    ResponderExcluir
  40. Publico abaixo o link para um grupo do Facebook que contém grande quantidade de informações extremamente úteis para quem quer ou precisa de cuidar de gambás de todas as idades:

    https://m.facebook.com/groups/1559837174299862/permalink/3249951658621730/

    O nome do grupo é Gambás Brasileiros, Opossums & Zarigueyas.

    ResponderExcluir
  41. Esrou tratando de um Neonato muuuiito novinho. Rosa, sem pelos, ainda sem os olhos e apenas com um pequeno orifício na boca. Qual a quantidade do pet milk e o intervalo de tempo que devo alimentá-lo?

    ResponderExcluir
  42. Qual a quantidade de pet milk ou leite vegetal que deve ser administrado no gambá neonato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Esse blog não funciona mais.
      Recomendo acessar um grupo do Facebook onde vc encontrará rapidamente todas as informações sobre cuidados com filhotes: Gambás Brasileiros, Opossums & Zarigueias.
      Qualquer outra dúvida, meu e-mail é pxcosta@gmail.com

      Excluir