sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cuidados com jovens

O3. Jovens: Nessa fase, o filhote irá fazer a transição do alimento líquido ou pastoso para o sólido. Depois de introduzir a papinha de frutas, comece a oferecer pequenos pedaços de frutas para eles comerem, ofereça a maior variedade que puder, e descubra tudo o que eles gostam. Quando observar que os dentes estão bem crescidinhos e que estão bem espertos, comece a introduzir ração de cachorro. Primeiro, use ração pastosa, depois, comece a oferecer pequenos pedaços de ração dura, para eles começarem a se acostumar a roer.
A ração é bem balanceada e funciona muito bem para eles. Pode-se introduzir também na alimentação deles carne e frango, mas lembrando sempre do cálcio!! Ovo, seja ele cozido ou cru, também irá complementar a dieta deles. Varie sempre o cardápio e descubra o que seu jovenzinho mais gosta!!

39 comentários:

  1. adorei me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. boa noite fernada, achei um filhote ja com pelos e dentes porem ele é bem pequeno creio q seja filhote... estou dando banana ovo um pouquinho de ração muida, e agua.. porem deichei ele um pouquinho no sol menos de 5 min, achei q depois disso ele ficou meio lento... na verdade queria muito poder cuidar dele mas nao tenho tempo e ainda tenho uma cachorra q ja matou uns 6 filhotes ... moro no rio d ejaneiro em vargem grande queria saber onde posso levar e ter certeza q ele será bem cuidado.......espero ajuda pois ele não parece estar bem estou bem preocupado.... parabens pelo seu carinho com estes bichinhos lindos pena eu nao ter tempo para cuidar dele!!!! fike na paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!vc pode levar na faculdade Estácio de Sá em vargem pequena,lá eles recebem filhotes abandonados ou que a mãe morreu,cuidam e depois soltom na natureza.

      Excluir
    2. Bom dia!vc pode levar na faculdade Estácio de Sá em vargem pequena,lá eles recebem filhotes abandonados ou que a mãe morreu,cuidam e depois soltom na natureza.

      Excluir
  3. Olá, normalmente no Rio aconselhamos enviar para o Rio Zoo ou para o CETAS de Seropédica, mas sempre falo que infelizmente na maioria das vezes os gambás sobrevivem melhor quando criados por pessoas comuns que resolvem cuidar deles, pois eles acabam sendo um pouco negligenciados nesses locais se não houver alguém com interesse em cuidar deles.
    Mas no seu caso te aconselho a levar mesmo para o Rio Zoo.
    Abraços, e obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. então fernanda, decidi cuidar dele ... o nome dele é Douglas ja tem foto no face e tudo hehehe
    mas queria so mais uma duvida rapidinho... ele é bem lento, passo mo tempão com ele na mao coisa e tal mas ele sempre muito assustado abrindo a boca sempre tentando morder dai dou o dedo ai ele desiste..heheh ele fica muitos minutos parado na mesma posição, isso é normal??? mas as vezes ele desembesta a correr pela sala..mas é meio raro hehehe....falou fernanda obrigado pela atenção......

    ResponderExcluir
  5. Alguns gambás são mais assustados, tendem a se esconder, ficam parados até que se sintam confortáveis para correr, isso é um mecanismo de defesa, é um bom sinal de que este tem grande potencial de ser reintroduzido na natureza. Tudo o que vc descreveu é comportamento normal de defesa, não se preoupe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, encontrei 5 recém-nascidos de gambazinhos cuja mãe foi atacada por um cachorro, cuidei deles porem somente um deles sobreviveu. Pensei em soltá-lo próximo ao local onde os encontrei quando estivesse forte e comendo sozinho, porém tenho medo de que ele não se adapte, pois é razoavelmente sociável (quando me abaixo próximo, ele vem para perto, mas quando me levanto, ele sai correndo...) e não sei se ele conseguiria comer (frutas com casca, por exemplo) ou escalar árvores... também me preocupa o fato de na região ter muitos cachorros. Será que é recomendável soltá-lo? Como eu poderia fazer para ajudá-lo? Obs. hoje ele tem aproximadamente 5 meses.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. *correção: ele tem aproximadamente 3 meses, os encontrei final de setembro.

    ResponderExcluir
  8. Laura, eu costumo botar os gambas para subir em árvores, ofereço as frutas com casca como uma forma de desafiar eles, vai fazendo isso e vê se ele tem ou não condição de ser solto. Idade ele tem, vc precisa ver se ele está apto a ser solto, se ele estiver muito domesticado provavelmente será difícil. Cabe a vc observar isso.
    Se vc for do RJ posso tentar te ajudar. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá, Fernanda. Obrigada pelas dicas, não tenho árvores acessíveis, mas vou improvisar e ver como ele se sai... infelizmente não estou no RJ. Quando entro no quarto ele vem e tenta morder meu dedo (da mão ou do pé, o que estiver mais perto rs), será que ele pensa q é comida?? Ou será algo tipo uma brincadeira? Outras vezes ele corre, vocaliza e se esconde... e quando coloco comida, ele pega um pedaço e sai correndo para comer em um canto escondido... aparentemente ele não está totalmente domesticado, a não ser pelo fato de as vezes se aproximar voluntariamente de mim... o q vc acha? Obrigada =)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Laura, pelo o que vc falou, ele está super apto a ser solto, aproveite isso...Gambás tem uma capacidade impressionante de se adaptarem, então não se preocupem...

    ResponderExcluir
  11. Para soltá-lo preciso deixá-lo numa gaiolinha no ambiente a ser solto por uns dias, e só depois abrir a portinha? Ou já soltá-lo direto no mesmo dia está tudo bem?

    ResponderExcluir
  12. Olá, Fernanda. Soltei o Gambi! Obrigada pelas dicas =)

    ResponderExcluir
  13. Oi,Fernanda tudo bem,bom eu encontrei na escola onde trabalho um filhote de gambá jovem e acho que é fêmea, quando eu a vi ela estava rodando em círculos por + ou - meia hora até que cansou e deitou, eu pedi a ajuda de um senhor que pegou ela e ofereceu ao animalzinho as frutas da escola ela comia mas quando soltávamos ela no chão ela voltava a rodar em círculos como se quisesse pegar o rabo.Bom o que será que ela tem ? E normal este comportamento? AJUDE-ME A AJUDÁ-LO!!Meu telefone OP Oi (19)98529171

    ResponderExcluir
  14. Ola feranda, tenho uma gambazinha de aproximadamente 4 meses, gostaria de saber se a racao de gato é indicada na alimentacao?p q ela ama! E quanto a vermifogo? Tem algum especifico?
    Grande abraco!
    parabens pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ivan. Pode sim, tanto ração de gato quanto de cachorro, mas não esqueça de oferecer também principalmente frutas, seja em pedaços ou em forma de suco, afinal, a maior parte da alimentação desses animais é composta de frutas e insetos (o que eu, por sinal, recomendo muito!!)
      Quanto ao vermífugo, não se preocupe, se ela não estiver apresentando nenhuma alteração nas fezes, não precisa mexer com o equilibrio do organismo dela. qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelo meu email nanda_vetuff@hotmail.com
      Abraços!!

      Excluir
  15. Ola encontrei um filhote de gamba, mas eh mto novinho, do tamanho de um camundongo, ja tem dentes, mas pequenos tbm, como devo alimenta-lo?

    ResponderExcluir
  16. Olá fernanda , encontrei dois filhotinhos de gambas eles sao receme nascidos de olhos fechados ainda ja procurei a mae e nao acho, eu nao sei o que fazer com recem nascidos o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  17. Fernanda, com quanto tempo um filhote pode se alimentar sozinho e viver longe da mãe? Estou perguntando porque, uma gambá, primeiro deixou cair m neonato e depois deixou mais 5 filhotes no meu quintal e fiquei com medo dos filhotes morrerem de frio e fome. O neonato eu peguei mais cedo e estou cuidando.

    ResponderExcluir
  18. Fernanda eu acabei de achar um gambazinho, ele já tem pelo e tudo. Esta muito assustado, não come nada e só fica fingindo de morto, gostaria muito da sua ajuda, quero ajudar ele estou preocupada. Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  19. Ola fernanda, hj eu encontrei um filhote, a mae foi morta pelos dementes dos alunos da minha escola, ele parece ser jovenm, so q nao sei o certo de como alimenta ele, ele e bem manso .. ele tem pelo ja .. obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu tenho um gambá se é estou a procura de outro entre em contato pfvr 19 989463525

      Excluir
  20. Ola Fernanda o gamba transmite alguma doença estou perguntando por que encontrei um filhote e estou cuidando dele a dois meses so que tenho dois filhos pequenos e minha esposa fica o tempo todo falando que ele vai transmitir uma doença pras crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não transmite ! Se caso for filhotinho e vc não querer eu fico tenho um Neonato e dei como cuidar entre em contato 19 989463525

      Excluir
  21. Oi Fernanda estou com 4 filhotes e já está crescendo os dentinhos, tem pelos e comem banana esmagada, antes leite com gema...com qtos mese posso soltá-los na natureza? é só chegar e largar? vc tem e-mail face?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu fico com um já tenho um Neonato e sei como cuidar direito entre em contato 19 989463525

      Excluir
  22. ola achei um filhote em minha casa ele ta machucado com um corte debaixo da boca queria cuidar dele mas e bravinho rosna efica querendo morde como amansar ele.

    ResponderExcluir
  23. Pessoal estou a procura de um gambá filhote tenho 1 Já e sei cuidar muito bem entre em contato 19 989463525

    ResponderExcluir
  24. BOA TARDE EU ESTOU A PROCURA DE UM JA TENHO UM E SEI CUIDAR MUITO BEM SOU DE CONFIANCA ENTRE EM CONTATO 19 989463525

    ResponderExcluir
  25. Fernanda, me socorre!!!
    Recebemos 4 filhotes de gambas muito desidratados a duas semanas. Demos a mistura de banana com mel ovo e leite desnatado.
    Agora eles não estão se alitmando bem a coisa dias. Estou preocupada. Ainda não podemos leva-los para o órgão responsável pois não estão estabilizados. Espumam e regurgitam quando engolem pouquinho de qualquer coisa. Parecendo q estão sufocados. O que faço. Eles já tem dentinhos...estavam tao bem e de repente assim.
    Se possível, me escreva. laudecyls10@ gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá! Estou com um filhotinho mas ele está com diarreia. O que devo fazer? O órgão que cuida de animais silvestres da região já disse que não tem como pegar. Eu estou alimentando pra depois ir adaptando descolar a natureza. Mas estou preocupada com a diarreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com dois gambas filhotes, eles começaram a vomitar e parece que esta engasgado,e na minha cidade não tem orgãos para mim esta levando eles. Gostaria de saber o que fazer?

      Excluir
  27. Olá! Estou com um filhotinho mas ele está com diarreia. O que devo fazer? O órgão que cuida de animais silvestres da região já disse que não tem como pegar. Eu estou alimentando pra depois ir adaptando descolar a natureza. Mas estou preocupada com a diarreia

    ResponderExcluir
  28. Olá! Encontrei um gambázinho na escola onde estudo e peguei ele pra criar, estou com dúvidas em relação a quantidade de água que ele deve beber. E se eu posso de acordo com as leis criar ele em minha casa. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  29. Olá! Estou com 1 ninhada de 4. Estão muito espertos tanto que começaram a caçar insetos, já escolheram suas frutas favoritas. O que quero saber é por quanto tempo devo passar o algodão úmido nos genitais deles pra auxiliar no xixi?

    ResponderExcluir
  30. Olá Fernanda, essa noite saindo da escola vi um grupo de jovem cutucando alguma coisa fui curiar pra ver oq era e era um filhotinho de gambá assustado. Não pensei duas vezes e peguei ele pq se não as molecadas iam matar ele. Trouxe pra casa. Me falaram que ele foi abandonado pela mãe, e que tava o dia todo ali encurralado. Sem comer nada. Ele mede apenas 12 centímetros do fucinho até a traseira tirando o rabo. Não sei se fico ou se chamo algum órgão de proteção, pois sei que dependendo do lugar eles não cuidam muito bem. Sou de S.P.

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho uma gambá e ela está espirrando muito o que eu posso dar?

    ResponderExcluir