sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cuidados com filhotes

02. Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite, como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
 Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses.  

213 comentários:

  1. Olá Fernanda, achei a cinco dias um gamba bem pequeno, agora ela ja está um pouco maior, mas ela nao quer comer nada. Nao tem muitos dentes ainda nao come mel, nem petmilk, só come bichos de luz, mas na maioria das vezes ela come e vomita. Estou preocupado ela nao acorda e levou uma bolada e caiu da uma altura alta. Ela parece bem quando esta acordada e acho que um olho ela nao enxerga porque ele é branco e mais fundo. Se puder dar alguma dica eu agradeço obrigado

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel. Normalmente quando o animal nao come sozinho precisamos alimentá-los com sonda, para levar a comida até o estomago. Tem uma foto aqui no blog, mas é algo que deve ser feito com cuidado. Tenta ração úmida de cachorro ou gato, pra ver se ele lambe, mas vc deve se preocupar com isso, pois normalmente eles devem ser alimentados a ada 3 ou 4 horas, depende do tamanho. Pode me mandar emails se quiser, se possivel me manda uma foto para eu ver o tamanho.
    Qualquer dúvida entre em contato.
    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fernanda, gostaria que vc entrasse em contato cmg pois tenho muitas duvidas. Obrigada

      Excluir
  3. olá Fernanda, encontrei um gambazinho próximo a um pé de jabuticaba,estou com ele a uma semana mas eu não estava conseguindo ter muito contato com ele porque ele conseguiu entrar atrás de pequeno buraco existente na pia.Mas toda noite eu coloco banana amassada e leite ele estava comendo bem,hoje finalmente eu consegui achar ele me pareceu muito bem e meio agressivo resolvi colocar na mesma árvore que eu o achei, estou muito preocupada,porque não sei se fiz a coisa certa me ajude!obs;na mesma arvore sempre tem femeas com filhotes nas costas.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, a banana é ótimo, mas o leite não. Como jé postei no blog, gambás não toleram bem leite, apenas se for sem lactose, então como ele já está comendo sólidos, deixe apenas frutas diversas e ração de cachorro..
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ola Fernanda meu nome é Ana Paula, e estou com um filhote de gambá,e estou seguindo todas as orientações do seu blog, estou preocupada pq fazem dois dias que ao alimentá-lo ele espuma um pouco pela boca, esou dando pedialite, leite nan e papinha de frutas nestlé na mamadeira, será que ele pode ter aspirado leite?
    Estou muito preocupada, se vc puder me ajudar agradeço.
    Meu email ana_lour2006@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Preciso de muiiiiiiiita informação sobre como ajudar uma ninhada de 6 gambás que encontrei hoje...eles não são neonatos, mas como saber se devo dar papinha de frutas a eles?? hoje dei leite e agora li que eles tem intolerância a lactose...encontrei-os perto de um muro de pedra na minha propriedade, não achei a mãe, nem viva ou morta...recolhi as criaturas que tentavam se esconder entre as pedras...preciso saber com urgência, como alimentá-los, como cuidar e como recondicioná-los a vida na mata, pois não pretendo ter 6 gambás...mas por outro lado , não quero condená-los a morte. Será que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Olá, vc pode tentar introduzir a papinha e se eles aceitarem, continue dando, senão deixa no leite sem lactose e vai tentando introduzir quee uma hora eles pegam.. E se vc notar que os dentinhos estão aparecendo, vai introduzindo também ração pastosa, é uma ótima fonte de proteína, mas vc tb pode usar ovo cru. Quando eles estiverem comendo sólidos e bem espertinhos, vc avalia se dá para soltar. Não tem como eu te falar uma idade, pq varia muito de um animal para outro.Precisando me mande emails para nanda_vetuff@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernada, que legal seu blog, pena que eu não encontrei ele antes.
    No dia 15 de Setembro nós encontramos 2 filhotinhos de gambá aqui no quintal, um morto de frio e um quase morto (aqui em SC estava bem frio). Os cachorros devem ter atacado a mãe deles à noite e eles cairam, mas não achamos a mãe, até anteontem, quando encontramos uma gambá fêmea morta, com a bolsa vazia e ainda com leite nas tetinhas, que devia ser a mãe dela.
    Esquentei o sobrevivente com um secador de cabelo à distância e, desconfiada de ser uma fêmea, pois tem uma marca na barriga como uma cicatriz que acho que deve se transformar na bolsa quando ela crescer, batizei-a de Gambi (que também vai servir para um menino, se for o caso!).
    Preparei uma caminha para ela dentro de uma pequena bolsa térmica, na qual eu coloco no fundo um bolsa de gel coberta com feltro e aquecida após cada mamada, e umas flanelas dentro para ela se esconder. A bolsa fica entreaberta para ela respirar e ela já aprendeu a entrar e sair quando quer, ficando num banheiro dentro de um box fechado.
    Quando a achamos ela ainda tinha os olhinhos fechados, mas não apresentava a membrana que você cita na boca. Depois de 5 dias ela começou a abrir os olhos. Quantos dias ela teria quando a encontrei?
    Comecei a alimentá-la com uma mistura de leite comum longa vida com um pouquinho de creme de leite, num frasco de Sorine usado como mamadeira. No início a cada 2 horas e depois fui espaçando, agora ela come 4 vezes por dia. Eu acrescento à mamadeira um pouquinho de polivitamínico Centrum raspado, dia sim dia não. há duas semanas comecei a oferecer banana antes da mamada, eu dou um pedaço com casca, para ela aprender a comer sozinha, mas ajudo raspando um pouquinho para fazer uma papinha. Ela adora! Depois que abriu os olhos comecei a colocá-la para tomar um pouquinho de sol e andar. Reparo que muitas vezes ela treme muito. Ela gosta de se grudar em mim e de vez em quando chego a dar uns passos com ela grudada no meu tornozelo. Também é muito dengosa e gosta de ficar na nossa mão e de carinho.
    Desde o começo ela é muito gulosa e mama até ficar com a barriga estufada. É muito limpinha, sempre fazendo suas necessidades após as mamadas, quando eu ajudo estimulando com um papel higiênico macio, como aprendi na internet. Fazia xixi e cocô normal, às vezes mais duro, às vezes mais úmido. Mas há uma semana ela começou a ter diarréia, ontem o cocô estava bem líquido, está emagrecendo e meio abatida.
    Já aprendi aqui que tava dando o leite todo errado. Será que é por isso a diarréia? Será que ela já ficou com alguma lesão nos olhos ou nos ossos?
    Vou providenciar o leite sem lactose. Mantenho as mamadas com ele ou já está na hora de desmamar? Como desmamar? Ela tem uns dentes caninos maiorzinhos e uns bem pequenos na frente. Passo a dar cálcio? mantenho o Centrum? Por favor me ajude, estou muito preocupada com ela.
    Muito obrigada, Magaly

    ResponderExcluir
  9. ola fernanda achei um gamba mais a mae estava morta.misturei leite uma gema de ovo + mel e uma pitada de sal, mais as vezes ele nao quer ele e bem filhotinho e ainda nem tem os olhinhos abertos nao sei mais como fazer sera que vc poderia me ajudar ? estou auardando sua resposta brigadinha

    email: andressaribeiro-rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda, encontrei uma gambá morta em meu pátio, meus cachorros a mataram , e com ela deveria ter uns 9 filhotes, mas apenas 1 sobreviveu... Olhei em outro blog que tinha que dar uma mistura de leite, gema de ovo, mel e uma pitada de sal. Está errado?Ele come bem mesmo... chega a segurar com as patinhas a seringa. O cocô eu não vi ele fazer ainda. Ele tem apenas uma saida para o coco e o xixi? Eu estimulo bem, dai ele faz o xixi, mas o coco não. Preciso de ajuda por favor... Não quero colocar este animalzinho em risco!!
    Obrigada
    email: thaiscecere@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!!Urgente! Preciso de ajuda!
    Achei cinco filhotinhos de gambá, e eu estou tentando cuidar deles. Não sei para onde leva-los, não tenho condições de cuidar deles. Estava dando o leite errado mais só fui ver agora. Eu fui olha-los e vi que um tinha uns bichinhos onde ele faz xixi, e cocô, não sabia direito oque fazer mais tentei limpar com um algodão e água, mais o pobrezinho ficava se contorcendo de dor, e parece estar infeccionado, ele também está bem magrinho, mais o problema é que eu tenho 14 anos e moro com meus pais e meus avós e não dá pra ficarmos comprando tudo o que eles precisam pra comer! Por favor, não sei onde entrega-los, eu moro em Araçoiaba da Serra, SP, se puder me indicar um local onde possa deixa-los agradecerei muito!! Obrigada desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria falar com vc! se vir isso, me mande um email: giftorres@hotmail.com
      bjsss

      Excluir
  12. Olha, não conheço SP, mas acho que você deve procurar um Zoo ou um CETAS para levá-los, pesquisa na internet e vê se pode levá-los lá. Conheço o zôo de itatiba, não sei se é perto para você..

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda,
    Você deu alguma vacina nos gambás?
    Li que eles podem transmitir algumas doenças, mas nao achei nada sobre vacinas.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos vacinar os gambás, porque as vacinas que existem no mercado não são desenvolvidas para essa espécie, e poderia haver alguns problemas.
      Todo animal pode transmitir doenças, por isso é importante muito cuidado com a higiene na hora de cuidar de qualquer animal, se possivel o uso de luvas para o manuseio dos dejetos e/ou lavar bem as mãos com água e sabão após. É muito importante que não deixemos as fezes e urina muito tempo no ambiente, pois muitos parasitos precisam ficar um tempo no ambiente para se desenvolver.

      Excluir
  14. Oi Fernanda, eu estou precisando muito de orientação.Semana passada o meu vizinho achou no quintal um filhote de gambà, com ele sabe que eu gosto de animais me deu p cuidar.Ele tem 13 cm, esta nascendo dentinhos e esta esperto.Eu nao tinha noçao como se cuida desse bichinho entao estava dando leite comum, tentei dar banana amassada so que ele so lambe.Na terça feira notei que ele nao defecou mais, atraves da net descobri que tinha que dar leite sem lactose, entao comecei a dar, só que ainda nao evacuou.Estou preocupada, será que vc pode me dar alguma dica do que eu posso fazer. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  15. Estimule a defecação com algodão úmido após a alimentação, mas pode ser também que ele esteja se alimentando de suas fezes.. Já que estão nascendo dentinhos, comece a dar uma variedade de frutas, mamão amassado, maçã, pera, pode ser em forma de suco também..Como fonte de proteina, você pode tentar dar ovo cru, ração de cachorro amolecida ou cortada em pedaços menores, ou mesmo ração pastosa. Tenta mudar a dieta e estimular a defecação.

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda, muito obrigada pelas dicas, ontem depois da mudança de leite ele defecou.Já estou dando mamao amassado, mas como falei ele so lambe parece que nao mastiga ainda.Tinha duvidas se ja poderia dar raçao pastosa,agora ja sei, gostaria de comprar papinha da nestle p ver se ele aceita.Agradeço mais uma vez pelo seu carinho e atençao.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernanda, estou com uma ninhada de 6 neonatos, e gostaria de saber qual a dosagem dos comprimidos de cálcio para essa idade? Parabéns pelo blog, muita informação bacana difíceis de serem encontradas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ana. Deixe para dar o cálcio apenas quando você desmamar eles, então misture cerca de um quarto de comprimido na banana, papinha, carne, o que vc for dar pra comer, mas desmame primeiro e espere ate eles aceitarem o novo alimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda, primeiramente parabéns pelo blog, é muito difícil encontra informações específicas para gambás neonatos e você foi direto ao ponto. Estou cuidando de 2 neonatos e li o post sobre eles, mas queria saber se é 1ml de leite para cada a cada 3 horas. Não ficou muito claro. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigada pelo elogio, é muito importante pra mim ver meu esforço e meu amor por essas criaturinhas lindas.
      É a cada 3 horas mais ou menos. A quantidade é aproximada, vc percebe quando o filhote já está satisfeito.. A barriguinha fica cheia ele começa a virar muito a cara e não querer engolir o leite.
      Qualquer dúvida pode entrar em contato, inclusive por email: nanda_vetuff@hotmail.com
      Abraços

      Excluir
    2. Oi Fe , não sei se ainda visializa esse blog maiix eu preciso mtooo da sua ajuda ... Acheii um filhotinho de gambá ontem de manhã akiie no Rio de Janeiro , E li nuns blogs que não ééh adequado ar leite comum , poor isso estoou preocupada . Eu to querendo comprar o soja soy original que não tem lactose , séra que ééh adequado introduziir nele ? Obss : O nome dele ééh Gabriiel , neem abriiu os olhinhos , estoou dando leitiinho para ele no conta-gotas , estimulo a evacuação atravez do algudão umiido coom a água morniinha , elle ééh mtoo fofo maiix estoou preocupa coom a sua alimentação . Teem Cerca de 4 á 6 cm , estoou quardando ele numa maletinha ( aberta ) com algodão uma luva descartavel como bolsa quente e algumas blusas velhas e bem lavadas ! Atenciosamente : Julia Andrade

      Excluir
  20. Bom dia, Julia. O leite comum realmente não pode ser dado devido à lactose, e não recomendo o leite de soja, pois ele é muito filhote, e esse leite não contém tudo que ele precisa para seu desenvolvimento, por isso o recomendado é o uso de PET MILK ou LEITE NAM SEM LACTOSE. Essa alimentação deve ser dada a cada 3-4 horas.
    Não esqueça de botar ele no sol por 10-15min.
    Precisando pode me escrever: nanda_vetuff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Outra duviida tbeem fooi coomo limpalo , ou como não deixar ele fedendo quando evacuar :\

    ResponderExcluir
  23. queriia saber oque fanzer para o gabriiel ( meu gambaxinho ) deixar de ficar com diarreia ou soluço
    obriigado

    ResponderExcluir
  24. Olaa , estoou c/ medoo o Gabriiel ( gamba ) Não quer se alimentar e quando bebe o leite ( Nan ) , fica saindo pelo Nariiz Pfvoor me ajuda P.S urgente !

    ResponderExcluir
  25. Julia, so vi as mensagens agora!! Como Ele está?? Me manda email, eu uso com mais frequência, MSN nao uso..
    nanda_vetuff@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Por favor, achei ontem dois gambazinhos bem pequenos eles estão sem comer não sei o que fasso não quero deixa-los morrer. Fernanda poderia me ajudar? Aguardo teu retorno

    ResponderExcluir
  27. oi meu nome e jussara acabei de achar um filhote gamba ele e muito fofo só que to com medo dle nao sobreviver eu dei banana pra ele mais ele ta muito fraco oque mais posso da pra ele ficar melhor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jussara, se ele for muito pequeno, vai precisar de leite NAM ou PET MILK SEM LACTOSE, então vê no blog em qual fase ele se encaixa para ver o melhor cuidado. Pode me contatar por email que é melhor, e me mandar foto dele que te ajudo: nanda_vetuff@hotmail.com

      Excluir
  28. Obrigado fernanda , mais hoje quando eu acordei ele ja estava morte , fiquei muito triste , ele era tao fofinho nao sei oque aconteu eu dei banana e ele comeu e parecia ta bem mais infelizmente nao aguento eu tirei a foto dele vo te manda para voce ve como ele era lindo . muito obrigado

    ResponderExcluir
  29. Fernanda, por favor me ajude! Aqui em casa tem um porão e eu acho que tem uma ninhada lá! Porque um dia desses caiu um gambá na pia, ele não queria comer, então meu pai o colocou numa árvore. No outro dia, aparece outro gambá no quarto! Nós damos comida e soltamos! Mas no outro dia, minha gata subiu no porão, e pegou um filhote de gambá! Dei uma boa vassourada nela, e ela largou na hora! Pensei que estava morto, a minha gata tinha mordido atrás da orelha, e estava saindo muuito sangue. Eu estancei, já pensando em pegar um sacola, mas aí ele mexeu a perninha! Cuidei dele, coloquei numa caixa de sapato, já que ele estava sem forças pra levantar! Eu vi num site que dar danoninho era bom, pois tinha bastante cálcio! Eu dei numa seringa, ele fez coco direitinho, e se recuperou um pouco. Só que hoje, quando levantei ele tinha saído da caixa, e quando vi ele estava se contorcendo atrás do sofá! Peguei e esquentei ele com uma bolsa de água quente, dei banana, ele adora, coloquei um paninho e percebi que ele mexe todas as patinhas mas não levanta o lado direito, onde a gatinha mordeu! Ele mesmo, com toda dificuldade, pois não consegue levantar o lado direito, fez uma cabaninha com o pano! É muito fofo, e resistente! Mas o que eu faço pra ele levantar o lado direito? Será fraqueza ou ele precisa de cálcio? Eu tenho cálcio aqui, hoje vou dar na seringa uma mistura de leite sem lactose com gema de ovo, posso colocar o cálcio? Por favor me ajuda, eu Tô perdida!

    ResponderExcluir
  30. Gee , coitada da gatinha, não dê vassourada nela naum . Ela tb eh um animalzinho que sente dor, assim como o gambazinho .

    ResponderExcluir
  31. Não se preocupe não Silvia, a "vassourada" foi só para ela se assustar, assim dava tempo de pegá-la e soltar o gambá! Agora ele está melhor só que ainda com a deficiência do lado direito, cego também do mesmo lado! Não sei se posso soltá-lo! E será que é normal ele dormir pendurado nas grades da gaiola? Eu ouvi várias pessoas falando sobre isso, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi nenhum dormir pendurado, os meus sempre dormiram de barriga pra cima, ou enrolados..

      Excluir
  32. oi estou com filhote de gamba minha cachorra matou a mãe e os outros irmãos estou preocupada ele está sem pele olhos fechados peço ajuda renata. moro em niteroi renatapreces@hotmail.com 021 85389037

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, como está o gambá? Desculpe a demora, estava sem internet, me mande um email e conversamos. nanda_vetuff@hotmail.com
      Beijos!

      Excluir
  33. OLA , MEU NOME E GABRIELA , ESTOU COM UM FILHOTE DE GAMBA , ELA JA TEM DENTINHOS E ESTA ACOSTUMADA COMIGO , DO TODOS OS TIPOS DE FRUTAS , OVO CRU , MAS ESTOU COM DO D SOLTA-LA , TEM PROBLEMA C EU FIKR COM ELA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, nosso papel aqui é salvar essas criaturinhas lindas e soltá-las depois. Me mande um email para conversarmos, te dou algumas dicas de como fazer isso! Me mande fotos!! Beijos!!

      Excluir
  34. Olá! Meu nome é Allison e consegui salvar um gambá do ataque meus cachorros. Ele está bem, come ração e frutas. Está com + ou - 16 cm (sem contar o rabo).Ele ainda estava nas costas da mãe há 15 dias atrás.Mas creio que um vizinho matou a mãe e os irmãos .Ele conseguiu fugir para o meu quintal, e quase morreu atacado pelos meus cães. Quero soltá-lo na mata. A minha pergunta é: com quanto tempo os filhotes deixam a mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Com cerca de 2 meses eles saem da bolsa, mas continuam agarrados nela. Em torno de 3 meses, eles começam a deixar a mãe.

      Excluir
  35. oi, meu nome é carolina ferreira tenho uma filha gamba que esta ha 70 dias comigo, ela esta tendo dificuldades pra engolir e tem vomitado ou entao ela fica esfregando as patas na boca como se alguma coisa estivesse encomodando ela, ja olhei a boca dela varias vezes e nao tem aparentemente nada de errado,ela hoje so conseguiu tomar soro caseiro e eu estou desesperada porque ela é minha bebezinha ela é a minha filha favorita que eu amo de paixão e ela não pode morrer e eu fui ao ibama hoje mas nao atenderam ela, eu tenho uma veterinaria que cuida dos meus outros filhos (14 caes e 6 gatos todos vira-lata e que vieram da rua, tb sou apaixonda por animais) mas ela nao entende de gambas voce é a primeira veterinaria que eu acho que entende de verdade e cria gambas, ja criei gambas varias vezes e a maioria das vezes eles morrem, quando nao morrem e porque chegam grandinhos e nao é por falta de cuidados pois sou muito dedicada aos meus filhos, obtive mais informações no seu blog do que ja tive em toda a minha vida indo a veterinarios pagando consultas ou indo ao ibama, nunca me disseram que eu tinha que levar pra tomar banho de sol, ou que eu nao podia dar leite quando eles sao muito bebes pelo contrario so me mandaram aquecer e dar leite com banana e mamao, li a respeito da deficiencia de calcio sera que minha menina tem dificuldades para comer e vomita o tempo todo por isso? oque pode ser? oque eu posso fazer? eu coloco pra ela tomar todos os dias 2 gotas de glicopan pet. eu tenho um cao que tosse o tempo todo, depois de fazer um raio x a veterinaria dele discubriu que ele esta com a traqueia fechada, tem uma doença no pulmao e tem coraçao grande, sera que a minha gambazinha esta com a traqueia fechando? minha filhinha gamba se chama maria, eu ficaria imensamente feliz se voce pudesse me ajudar por -mail ou dando uma consulta a ela, eu nao consegui o seu tel se nao eu iria te ligar mas meu tel. é 21 26868479 meu e-mail carolnomia@bol.com.br por favor me ajude a salvar a Mariazinha.
    ass. carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te mandei um email, aguardo seu contato.

      Excluir
    2. Oi, encontrei acho que é gambá muito pequena morta com 7 filhotes diminutos como um feijão rosa! Todos carecas e vivos ....será q podem sobreviver?

      Excluir
  36. Oi Fernanda, meu nome é Lisandra e eu preciso muito da sua ajuda. Hoje pela manhã, achei no quintal da minha casa, dois filhotes de gambá, junto com a mãe, mas ela estava morta. Eles tem cerca de 5cm, os olhos estão aberto, e eles andam. Não sabia o que dar para eles comerem, então dei leite ninho. Já está na hora de dar sólidos? Eles já tem dentes. Liguei para o IBAMA, eles disseram que viriam buscar, mas não estou confiante. Por favor, me ajuda, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  37. Oi eu tenho uma gamba de estimação (muito mansinha) porém queria saber se tal poderia causar doenças graves e logo um tratamento preventivo. obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Oi Fernanda,eu encontrei um filhote de gamba que é mt jovem tem uns 7cm ainda nao abriu os olhos e ainda tem um pouco de pele na boca, estou dando leite de saquinho, ela ja fez coco e xixi, nao sei se estou fazendo certo vc pode me ajudar ???

    ResponderExcluir
  39. Meu nome guilherme
    email : joseneto_2005@hotmail.com
    ahei 3 filhotes nao sei se sao neonatos eles tem 10 cm. to dando leite
    e uma mistura para filhotes de gato ( leite caro ) porem nao posso ficar com eles queria entregar em alguma ONg ou Ibama , como devo proceder moro no Rj regiao dos lagos obrigado !!!

    ResponderExcluir
  40. ola eu achei um gambázinho pequeno e não sei o que dar para ele comer dei leite mais li que não pode o que eu faço ele ta bem fraquinho.Me ajude não quero que ele mora.

    ResponderExcluir
  41. Oi Fernanda! Achei uma gambá morta, e três filhotinhos mortos também, só sobrou um! Ele tem mais ou menos 7 cm, e não sei o que fazer!! ME AJUDA PORFAVOR!!!!

    ResponderExcluir
  42. Ola Fernanda! Encontrei 7 filhotinhos de gamba abandonado,liguei para a policia florestal para ver se alguém podia resgata-los,mas ninguém me atendeu. Então os levei para casa,mas como eles são muito novinhos e frágeis,não sei como cuidar,oque dar de comer,e para piorar,um deles esta cheio de miíase! E depois que eu cuidar deles e eles crescerem um pouco,oque faço com eles? Por favor me ajude! Aguardo retorno,meu email e dayana_guedes@yahoo.com

    ResponderExcluir
  43. Ola Fernanda, encotramos 6 filhotes de gambas a 3 semanas atras. desde o começo amolecemos a racao de cachorro no leite normal - longa vida e fomos dando de 3 em 3 hrs e deixamos numa caixa com uma luz proxima para aquece-los, e ate sabado agora eles so ficavam na caixa e bem quietinhos, nao pensamos no sol, nao sbiamos do caso do leite sem lactose, e realmente um ficou cego pois um olho e bem cinza e o outro um pouco menos, sera que ficou cego total? a intencao era solta-los novamente so nao sabemo onde, moro em uma chacara porem tenho varios cachorros soltos e com certeza eles irao morrer, pois a mae foram os cachorros que mataram. desde de sabado que li o seu blog comecamos a dar frutas, manga e banana e tomaram sol. ja estou com medo de pega-los pois estao mordendo e os dentinhos tao gradinhos rsrs minha mae me ajuda gracas a Deus pois eu trabalho o dia td. gostaria de saber qdo podemos solta-los e onde? e sobre o cego o q podemos fazer para ajuda-lo? ele saberia sobreviver? hoje eles estao em uma gaiola de passarinho bem grande que ja tinhamos para os periquitos com alguns galhos de madeira eles tem adorado. desde ja agradeço! bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande email para nanda_vetuff@hotmail.com
      Me diz onde vcs moram, e se possível me mande fotos deles.
      Fico no aguardo.

      Excluir
  44. Oi Fernanda,
    encontrei uma gamba more recolhi os filhotes. São 4. Estou cuidadndo a 2 dias com leita com um pouquinho de açúcar (recomendação veterinária) mas não posso ficar com 4 gambás. Aonde posso dar eles? Posso te dar? Meu cel é 21 987212332. Entre em contato! Não consigo falar co o Ibama e não tem Delegacia do meio ambiente no RJ.
    Bj

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Oi Fernanda, meu nome é Camila tenho 17 anos, a 2 meses eu e meu namorado encontramos no quintal de casa 4 filhotes de gambás (de orelha branca), 2 machos e 2 fêmeas, ainda sem dentes. Até hoje eles estão em uma gaiola (colocamos puleiros e casinhas...) por causa dos gatos e dos cachorros que temos, mas todos os dias deixamos eles um pouco solto e tal (apesar de só quererem ficar embolados um no outro e dormir) no começo dei leite com água em um frasco de remédio em gotas... logo que passou alguns dias eles já conseguiam beber sozinhos no potinho. com 1 mês que nós os encontramos começaram a crescer dentinhos, aí oferecemos pão e eles comeram, então troquei o leite só por água, desde então ofereço outras coisas como frutas, ração... eles rejeitam, até hoje estão comendo só pão e tomando água... o que fazer? o que mais posso oferecer pra eles comerem? e o espaço que devo deixá-los? até hoje eles já tomaram 4 banhos, pode fazer algum mal pra eles? queria saber também se eles podem soltar aquele cheiro, por que todo mundo vem me encher com isso... mesmo eles ainda sendo pequenos já nos apegamos e amamos muito, mas como são 4 não vou poder ficar com todos depois de adultos, porém acho que não devemos soltá-los pois não vão se adaptar... já colocamos eles na grama mas eles vem correndo de volta em nossa direção e tentam subir nas nossas pernas.... *-*
    nos ajude com a sua experiencia por favor. espero que de tudo certo
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato comigo pelo email nanda_vetuff@hotmail.com, tenho pouco acesso ao blog...

      Excluir
  47. Oi Fernanda, encontramos 3 filhotes no quintal, a mãe foi morta pelos cães. Eles são muito pequenos, mas estou alimentando conforme você indicou, com nan sem lactose, e está funcionando. Hoje percebi que um deles estava com um olho bem inchado (os olhos ainda estão fechados), o inchaço não é bilateral. Será que posso usar algo tópico pra eles asim tão novinhos? Muito obrigada, Marina

    ResponderExcluir
  48. Olá Fernanda, encontrei um filhote de gambá orfão, percebi que ele não esta conseguindo defecar e nem urinar! Já tentei passar algodão úmido em água morna(diversas vezes) mas ele não obteve sucesso. existe alguma outra maneira de ajuda-lo? Reparo que ele faz muita força e fica girando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lucas. Entre em contato comigo pelo email nanda_vetuff@hotmail.com, tenho pouco acesso ao blog. assim poderei ajudar melhor.

      Excluir
    2. Oi...meu cachorro matou uma gamba e sobreviveu 3 filhotes.
      Estou cuidando..mas não tem pelo ..olho fechado..to preocupada de estar fazendo algo de errado.se poder me auxiliar como agir agradeço.

      Excluir
  49. Ola Fernanada acabei de encontrar um gambazinho a mae dele morreu e consegui salva-lo quero ficar com ele ,mas tenho medo de ter problema com Ibama ,ou se ele pode transmitir doenças me ajude por favor.Rosana.

    ResponderExcluir
  50. OI MINHA MAE ACHOU UMA GAMBA FILHOTE EM SAQUAREMA RJ, E ELA ESTA COMENDO BANANA, O QUE DAMOS PRA BEBER, ELA TRANSMITE DOENÇA PRA GENTE...ATT

    ResponderExcluir
  51. voce tem interesse em ficar com ela??

    ResponderExcluir
  52. Tenho um casal de gamba(a feme a tem 1ano, porte pequeno) que estavam cruzando.apos 15 dias vi se havia filhotes e so havia glovulos de leite.axo que ela poderia ter engravidado mas abortou e seu leite empedrou. Ganhei de uma amigo 8gambazinhos de olhos ainda fechados que sua mae foi morta por seu cao.botei os filhotes em contato visual com a minha gamba e um filhote, destemido, entrou em sua bolsa!tentei tira-lo, mas a minha gamba me morde e está constantemente lambendo o filhotinho.
    Minha pergunta é se pode ser bom minha gamba adotar pelo mebos 1 dos 8 q temos...se ela conseguira produzir leite mesmo o filhote nao sendo dela!
    Por favor, me ajude,pois tenho medo dela nao produzir leite!
    Um abraço, camila

    ResponderExcluir
  53. Oi meu nome e welington e ontem meu cachorro achou um ninho de gamba mais ela acabou matando a mae deles e agora eu peguei os filhotinhos que estão bem pequenos e preciso saber o que devo dar para eles .

    ResponderExcluir
  54. Olá! Não sei se leu meu comentário sobre dois filhotes que encontrei... bem, este aqui é para dizer que eles estão bem, acho que vou conseguir que eles sobrevivam. Suas dicas foram de fundamental importância! Abraços!

    ResponderExcluir
  55. Boa noite, cheguei da igreja quase agora e achei um gambazinho sangrando do ataque das minhas cadelas. Ele tem menos de dez centímetros, dentes crescendo e muito magro. Coloquei tapete higienico na cx de transporte, uma cobertinha para aquece-lo e banana amassada com agua. Se ele amanhecer vivo, o que faço? Ele nao anda pq deve ter se ferido mas come sozinho. Ja criei um gamba filhote por pouco tempo mas era bem maior e saudável.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Hj ele amanheceu com fome, dei raçao amassada úmida com banana e mamao. Ele está andando meio zonzo. Vi que ele mede 14 cm.

    ResponderExcluir
  58. Olá Fernanda preciso de ajuda, meus cachorros atacaram e mataram uma mãe e 5 filhotes de gambás durante a noite apenas um sobreviveu pq se escondeu, ele não tem ferimentos, dentes crescendo, estou seguindo td que vi no site, mas ele não come, hj senti que ele acordou com fome mas não quer comer as frutas amassadas , não tenho condições de comprar o leite e nem consigo contato com os órgãos do meio ambiente da minha cidade-Araruama, estou com medo que ele morra. O que eu faço ?

    ResponderExcluir
  59. Bom dia.olá encontrei 8 filhotinhos de gambá no quintal da minha casa,estou desesperada com dois cães em casa presos ,pois a cada hora aparece mais um.tento ligar para o ibama mas ninguém atende.nao posso ficar com eles

    ResponderExcluir
  60. preciso de ajuda p sobrevivencia de 4 gambazinhos sem a mae que morreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procurem no face o grupo gambas brasileiros, la podemos ajudar com informaçoes

      Excluir
  61. Oi Fernanda eu achei uma mãe morta pelo um cachorro e tinha um filhote começei a cuidar dele faz umas três semanas aí a uns dois dias ela amanheceu com a perna direita traseira inchada e no outro dia começou a sangrar n vi nenhum bixo perto e agora ela tá meio abatida meio mole tá comendo bem pouquinho e não está apoiando a perna liguei no zoológico eles falaram que iriam dar pra cobrá come eu preciso de ajuda tem como vc me ajudar meio que urgente

    ResponderExcluir
  62. Olá Fernanda,achamos um filhote de gambá cuja mãe foi morta atropelada na estrada!Procuramos as orientações no seu blog,o que nos foi muito util!
    Está crescendo e se desenvolvendo rapidamente,come muito bem,faz as necessidades periodicamente,os dentes já estão crescendo tbm...O problema é q não gosta de contato com a gente,qdo era menor até ficava no colo para tomar leite na seringa mas agora só quer ficar escondido e isolado na caixa ou nas gavetas.Tentamos pegá-lo p ver se acostuma mas ele tenta desesperadamente fugir e defeca diarréia qdo fica nervoso pois suas fezes são normais nas demais situações.Vc tem alguma orientação sobre o q fazer p q ele se acostume e fique menos agressivo?Já faz 1 mês q está em nosso convívio.Não quero soltá-lo pois sei q não irá sobreviver.Por favor,me ajude...não sei mais o q fazer...

    ResponderExcluir
  63. Olá Fernanda, meu nome é Carolina e há nove dias, achei uma mamãe gambá morta e três filhotes mamando na mamãe falecida. Peguei os três filhotes e comecei a dar leite na seringa. Moro próximo à Universidade Rural mas infelizmente não puderam me ajudar. O IBAMA também não me orientou quanto à cuidados...
    Resumindo, estou alimentando os filhotes com leite à cada duas horas. Estão urinando e defecando, creio eu que normalmente. Todos os dias de manhã coloco eles p pegar sol. Ontem num banho de sol eles comeram jabuticaba, na verdade só tomaram o líquido. O que mais eu posso fazer por eles? Quando vou poder devolvê-los p natureza?

    ResponderExcluir
  64. Olá Fernanda, Boa noite. Encontrei um filhotinho de gambá e estou alimentando-o com leite sem lactose. Ele não quer comer patinha. Vc sabe onde posso entregá-lo? Moro em Niterói - RJ. Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde Fernanda, apareceu uma gambá aqui em casa e minha cachorra foi atrás, só que essa gambá teve um aborto e um sobreviveu. Só que ele não tem nem os olhos formados direito e está lutando para sobreviver. Como que eu posso ajudá-lo? Ele é bem pequenininho deve ter uns 10cm com a calda, os olhos como falei ainda estão cobertos pela pele e as orelhas estão meio que grudadinhas na cabeça, com relação a boca, ao meu ver ele já tem, parece um biquinho. Repetindo como eu posso ajudar esse pequeno? Será que ele irá sobreviver?

    ResponderExcluir
  66. Fernanda te mandei um email sendo quw não respondeu, espero que veja por aqui. Então, peguei 6 filhotes neonatos, já estão comigo a 4 semanas. Estou alimentando eles com leite em pó e leite de caixinha. Eu não tenho condições de comprar o Pet Milk,Oque você me sugere, eu devo parar de dar o leite comum e dae outra coisa? (Banana, papinha?) A boca deles não estão abertas completamente. Queria saber quanto tempo demora pra ele abrir os olhos. Quando eu peguei eles não tinha pêlos, agora está crescendo bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi carolina
      Estou com onze filhotes
      Estou fazendo a mesma pergunta q a sua, mas não consigo encontrar uma resposta específica
      Caso encontre, por favor, entre em contato comigo
      Se eu conseguir encontrar algo
      Posto aq mesmo nos comentários

      Excluir
  67. Olá Fernanda!....
    Preciso de ajuda,encontrei um filhote de gambá,na minha área de churrasco.Dias atrás meu cachorro matou um adulto,tenho a impressão de que era a mãe deste pequenino.Então,estou alimentando ele com gema de ovo e mel,não estou dando nenhum leite,tenho medo de não dar certo.hj dei uma goiaba branca raspada,mas ele não se alimenta cm entusiasmo,e é bem assustado.aqui na minha cidade tem controle de zoonoses,mas lá eu não acredito que alguém vai se dispor a tratar este animalzinho.
    Então estou tentando com muito carinho(ele é meigo)e facilita.agora a noite eu o levei para pia do banheiro para lavar a carinha dele suja de ovo,ele ficou louco com o barulhinho da água,dai foi para cima e bebeu sozinho.Eu pretendo soltar ele quando estiver mais forte,num parque ecologico daqui.Mas primeiro tenho que conseguir tratar certo.Ele pode tomar banho?ele tem dentes e faz cocô e xixi sozinho.O que posso dar para ele comer e o que não posso de jeito nenhum?Por favor me ajuda,tenho medo de mal tratar e ele acabar morrendo.Obrigado até.

    ResponderExcluir
  68. Olá.
    Resgatei três pequenos gambás que estavam mamando na mamãe morta. Fiz uma bolsinha de feltro e os coloquei dentro. Estou dando leitinho para filhotes. Vou experimentar oferecer frutas como você descreveu em um dos seus relatos.
    Estou apaixonada por eles. Vou me mudar para uma chacara daqui 15 dias e acredito que assim que estiverem maiores poderão explorar as árvores e tudo mais. Gostaria de saber sobre as leis em relação esses bebês. Preciso notificar? Há algum empecilho para que eu fique com eles? Como você lidaram com essas questões?
    Obrigada pelo blog. me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  69. Olá! seu blog tem me ajudado muito, a mais ou menos 2 semanas encontrei 2 filhotes de gambá bem pequenos, mas os olhos já abriram..porém, não consigo fazer com que eles "engordem", ofertei leite sem lactose até certo dia, mas eles passaram a recusar, então ofertei banana batida com leite, que eles aceitaram bem..me preocupo pois tem dia em que eles não aceitam nada e ultimamente quando os colocamos no chão, eles ficam "rolando" e não andam, será alguma doença ou carência nutricional?

    ResponderExcluir
  70. olá tres filhotes recém nascido de gambá caiu do telhado mais eu nao achei a mãe deles e resolvi pegar pq um estava com a cabeça inchada devido a queda e como é um sitio fiquei com medo de que algum bicho coma eles entao levei pra minha casa.Eles parecem bem mais eu to dando leite no conta gotas tres veses por dia eles estao frios pq eu nao sei como aquece los poir favor me dis o que faser

    ResponderExcluir
  71. olá tres filhotes recém nascido de gambá caiu do telhado mais eu nao achei a mãe deles e resolvi pegar pq um estava com a cabeça inchada devido a queda e como é um sitio fiquei com medo de que algum bicho coma eles entao levei pra minha casa.Eles parecem bem mais eu to dando leite no conta gotas tres veses por dia eles estao frios pq eu nao sei como aquece los poir favor me dis o que faser

    ResponderExcluir
  72. bom dia,estou tomando conta de 6 filhotes q devem ter 3 ou 4 semanas de vida....gostaria de saber se posso por os pequenos no sol e se puder, por quanto tempo posso deixar eles no sol.

    ResponderExcluir
  73. Boa noite por favor me ajudem, estou cuidando de um filhote de gambá que caiu do marsúpio, porém ele está comendo bem,porém desde ontem não fez coco e hj não fez xixi,a barriga dele está muito inchada,o que posso fazer para que ele consiga evacuar,já dei massagem e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Aline, tente passar um algodão com água, um pouco morna, nas partes intimas do animal, fazendo tipo uma massagem de leve, funcionou aqui com os meus 2 gambazinhos.

      Excluir
  74. Olá hoje acordei e me deparei com uma mamãe gambá morta no meu quintal,provavelmente foram meus cachorro,, fui varre o local e vi 2 filhotes muito novinhos, sem pelo com os olhos fechados ainda, muito novinho MSM do tamanho do meu dedo, por favor me ajud,, eu n sei como cuidar dele, estou dando leite com um pouco de água pra n ficar mt forte, por favor me ajuda n quero deixar ele morre

    ResponderExcluir
  75. olá Fernanda,.. Parabéns pelo blog

    Ontem uma mamãe gambá foi atropelada e morreu, mas fiz o parto dela depois de morta pois vi a barriga dela se movendo , são 07 filhotes, estou dando leite com gema de ovo, mas agoa vi que não posso dar leite integral né,. enfim, amanhã de manhã comprarei o leite adequando,...

    Minha pergunta é ... Eles já podem pegar sol, mesmo com somente 02 dias de nascidos ??? E à partir d quanto tempo posso tentar dar as frutas e a ração???

    Obrigada !

    Carla Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Sigo com quase o mesmo problema. Estou com neonatos e não sei como alimentar... Estão ainda com a boquinha quase fechada e olhos também. Como proceder? 979146164.
      Obrigada!!!

      Excluir
  76. Boa noite estou com 5 filhotes,nao devem nem ter uma semana de vida, e o cachorro matou a mãe deles, se caso tenha um grupo de whats adc eu pfvr (15)981364781

    ResponderExcluir
  77. Boa noite estou com 5 filhotes,nao devem nem ter uma semana de vida, e o cachorro matou a mãe deles, se caso tenha um grupo de whats adc eu pfvr (15)981364781

    ResponderExcluir
  78. Estava criando três gambazinhos cuja mãe foi morta pelos cachorros da rua. Entrei neste site e consegui fazer a alimentação adequada. Vou levá-los a uma instituição que os reintegre à natureza, só estou esperando que eles consigam fazer xixi sem estimular, já comem de tudo. Faz dois dias meu gato largou no meu quarto outro gambá, bem menor, não o machucou, já toma leite na seringa. Vou seguir a mesma dieta. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  79. Boa noite sou Wallace..
    Achei um gambazinho, deve ser muito novo, seus olhos nem estao abertos ainda... Tava dando leite pra ele mais ele n aceitou muito bem.. Oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  80. Boa noite sou Wallace..
    Achei um gambazinho, deve ser muito novo, seus olhos nem estao abertos ainda... Tava dando leite pra ele mais ele n aceitou muito bem.. Oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  81. estou com oito filhotes de gambá, ainda bem que encontrei este blog, pois não saberia como cuidar deles

    ResponderExcluir
  82. Achei um filhote de gambá há pouco mais de duas semanas e ele (ou ela?) está vivo e bem graças às informações que encontrei neste blog. Obrigado! Ele toma substituto do leite materno para filhotes de cachorro Equilíbrio (não encontrei Pet Milk) na seringa e come papinha de frutas da Nestlé. No início ele não queria comer e tive que improvisar uma sonda gástrica com um pedaço de tubo de scalp bem fino acoplado a uma seringa.
    A grande coincidência é que eu sou doente renal terminal e sofro de hiperparatireoidismo secundário. Portanto, o que não falta aqui em casa é vitamina D e carbonato de cálcio.
    Não sei o que vou fazer com ele quando estiver grande, pois em meu bairro há muitos cachorros, e pessoas, que caçam gambás...

    ResponderExcluir
  83. olá será que pode me ajudar encontramos um filhote de gambá colocamos o nome de (gambi) estamos alimentando frutas amassadas e mel pois ela não quer leite já tentamos de tudo mais ela não quer o pior é que ela tinha um dos olhos esbranquiçados e como o passar do tempo os dois ficaram assim acho que ela não esta enxergando será que volta ao normal ou ela vai ficar cega? estamos muito preocupados com isso agradeço a sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode oferecer leite com lactose para os filhotes. Tem que ser um substituto do leite materno para filhotes de cães ou gatos (Pet Milk, Equilíbrio etc.), ou leite em pó Nan para bebês, sem lactose, claro. No mais, é só seguir as instruções da Dra. Fernanda. Boa sorte!

      Cuidados com filhotes
      02. Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite, como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
      Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
      Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
      Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses.

      Excluir
  84. Olá!
    Acabei de achar um filhote de gamba, tem 10 cm de corpo. Como devo alimenta-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode oferecer leite com lactose para os filhotes. Tem que ser um substituto do leite materno para filhotes de cães ou gatos (Pet Milk, Equilíbrio etc.), ou leite em pó Nan para bebês, sem lactose, claro. No mais, é só seguir as instruções da Dra. Fernanda. Boa sorte!

      Cuidados com filhotes
      02. Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite, como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
      Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
      Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
      Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses.

      Excluir
  85. Olá Fernanda
    Estávamos tendo problemas com um sarue. Ele estava entrando em casa a procura de comida. Decidimos captura lo e levar para uma mata mais afastada, só que hoje apareceu um filhote. Ele sumiu no meio de uma moita, mas deu pra ver que ele já tem o corpo todo coberto de prós e se locomove bem sozinho.

    ResponderExcluir
  86. Deixei uma banana cortada para ele se alimentar, o que mais poderia ser feito para minimizar o problema?

    ResponderExcluir
  87. Sim se puder mandar o seu comentário para o e-mail Priscilla.nutricao@gmail.com, muito obrigada

    ResponderExcluir
  88. Bom dia,estamos com dois filhotes de Gamba que apareceram aqui e não sabemos o que fazer eles tem somente um dia de vida e não sabemos como fazer parta se alimentarem,alguém nos ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso alimentá-los de 2 em 2 horas com substituto do leite materno para filhotes de cães ou gatos (Equilíbrio, Pet Milk etc.) na diluição recomendada, através de uma seringa. Também serve o leite em pó Nan para bebês, pois não contém lactose.

      Excluir
    2. Eles tb necessitam de ficar sempre aquecidos durante os primeiros meses de vida.

      Excluir
    3. Nas primeiras semanas de vida os filhotes só urinam ou evacuam se forem estimulados pela mãe. É preciso simular esse estímulo esfregando delicadamente um pedaço de algodão ou de papel toalha umedecido em água morna na região genital, até obter resultado.

      Excluir
    4. Recomendo a leitura de todos os posts da Dra. Fernanda, que são muito didáticos e esclarecedores.

      Excluir
    5. Olá estou a procura de um gambá ja tenho 1 Neonato e quem achou e não sabe oque fazer entre em contato 19 989463525 eu cuido deles !!!

      Excluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Oi, Achei mae gamba e 6 filhotes, ja estao copmigo a 3 semanas mas a mae esta muito magra e com diarrea, agora separei a mae dos filhotes (eles ja comem sozinhos) mas o q fazer com a mamae, o q dar a comer ou soro!? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liana, não sei o que fazer nesse caso. Sugiro que vc mande sua dúvida para a Dra. Fernanda: nanda_vetuff@hotmail.com. Boa sorte!

      Excluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Ola preciso de ajuda hj de manhã nos encontramos uma gamba que morreu eletrocutada derrubamos ela da fiação e a bolsa estourou e tem 12 filhotes vivos, onde posso leva-los para que possam sobreviver
    Por favor me ajudem
    E mail: sardynhajr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaminhei sua solicitação para o email da Dra. Fernanda (nanda_vetuff@hotmail.com).
      Não sei onde vc poderia deixar esses filhotes.
      Enquanto não obtém uma resposta, é preciso alimentá-los a cada 2 horas com um substituto do leite materno para filhotes de cães ou gatos (Equilíbrio, Pet Milk) ou o leite em pó para bebês humanos Nan. Os filhotinhos de gambá não podem ingerir leite de vaca, nem qualquer outro leite que contenha lactose.
      Boa sorte!

      Excluir
  93. Olá, é verdade que pegar muito no filhote de gamba pode mata-lo?

    ResponderExcluir
  94. Defina 'pegar muito'. Se vc pegar para alimentar 12 vezes por dia, enrolado numa toalha ou num pano, não vai prejudicar, com certeza.

    ResponderExcluir
  95. Olá preciso de ajuda! Encontramos uma gamba atropelada em frente à casa do meu namorado, e os filhotes ainda estão vivos. Colocamos a mãe e os filhotes dentro de uma caixa com uma toalha, e ligamos pra polícia ambiental. Eles só podem recebê-los amanhã às 7 horas da manhã. Eles nos orientaram pra deixar eles junto do corpo da mãe e levar junto amanhã demanha, mas lendo aqui estou preocupada de ficarem mts horas sem comer, ou não ficarem aquecidos adequadamente. Isto está correto? Devo retira-los de lá imediatamente? Desculpem a ignorância fiquei confusa de qual melhor maneira de ajudá-los. Se alguém puder me responder o hj ainda? Por favor! Meu e-mail é bruna.mdeiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Todas as orientações necessárias estão no início desta página, no blog da Dra. Fernanda, médica veterinária (nanda_vetuff@hotmail.com). É preciso alimentar os filhotes de 2 em 2 horas com substituto do leite materno SEM LACTOSE (Equilíbrio ou Vetmilk para filhotes de cães e gatos, ou Nan para bebês) com uma seringa ou mamadeira veterinária. Também é preciso mantê-los aquecidos com ajuda de uma lâmpada incandescente ou outra fonte de calor. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde,Fernanda sou de Búzios(RJ) e estou com 3 gambazinhos neonatos,com +-7cm sem o rabo pessando( fêmea1 9g fêmea2 8g e o macho com 6g) foi orientado por um grupo q cuida de gambás em aquecer e alimenta com pet milk e estimula as fezes,assim sigo fazendo,porém tenho 5 cachorro e 1 gato e esta sendo complicado,gostaria de saber se tem alguma ONG ou órgão q possa esta ficando com eles,pois ja procurei e nao acho nada nem o Ibama funciona.
    Agradeço desde já
    Dayanna

    ResponderExcluir
  98. Dayanna, fui informado que o Parque Municipal Chico Mendes (Av. Jarbas de Carvalho, 679 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ, 22795-445, tel.: (21)2437-6400) acolhe filhotes de gambá, mas não tive a oportunidade de confirmar essa informação. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  99. Se vc não tem como adquirir um alimento sem lactose
    vc precisa ligar para o número 1746 da Prefeitura. Eles vão direcioná-lo para a Patrulha Ambiental. Peça que eles recolham o filhote ou lhe indiquem onde entregá-lo.
    Boa sorte. Abraços

    ResponderExcluir
  100. Se vc não tem como adquirir um alimento sem lactose
    vc precisa ligar para o número 1746 da Prefeitura. Eles vão direcioná-lo para a Patrulha Ambiental. Peça que eles recolham o filhote ou lhe indiquem onde entregá-lo.

    ResponderExcluir
  101. No meu quintal, as sacolas de lixo ficavam no chão, e com isso uma gambá se alimentava, acontece que agora colocamos tudo em um latão, onde ela ficou sem "comida", e logo em seguida começou aparecer um único filhotinho dd gambá, que já esta meio crescidinho, que sempre esta sozinho sem a mãe. Tenho 6 gatos e tenho medo de ataque pelo 2 lados, ou meus gatos matarem, ou o gambá atacar eles (transmitir raiva).

    Não queria que ficassem com gambás aqui em casa, pois os vizinhos são muito maldosos, matam qualquer espécie de animal, até esquilo, imagina um bichinho que parece rato... Tenho medo que joguem veneno para os gambás e meus gatos acabem comendo, mas também tenho dó de expulsa-los, não sei o que faço, pq a prefeitura ou qualquer órgão público nao esta preocupado, tao tao crueis que ja me mandaram deixar morrer uma maritaca ferida

    ResponderExcluir
  102. É a triste sina do planeta Terra onde a humanidade se propaga como um câncer devastador que destrói tudo em seu caminho. Torço para que os seres humanos sejam logo extintos para que a natureza tenha uma chance de sobreviver em harmonia.
    Ouvi dizer que o Parque Ecológico Chico Mendes recebe filhotes de gambá e outros animais silvestres. Tel.: 2437-6400. End.: Av. Jarbas de Carvalho, 679 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ, 22795-445.
    Tomara que vc consiga alguma coisa!
    Em tempo: meus 14 gatos convivem muito bem com os muitos gambás que vêm comer a ração deles. É muito mais fácil os gatos (e os humanos) transmitirem doenças para os gambás que vice-versa.

    ResponderExcluir
  103. Olá Fernanda me chamo Anderson e infelizmente não consegui evitar que meu cachorro matace um gambá só fui notar que era uma mamãe depois que meu cachorro saiu de perto e vi quatro filhotes recém nascidos com olhos fechados como devo alimentalos e se é com alguma seringa ou uma Chiquinha que devo alimentalos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei o substituto do leite para filhotes de cães e/ou gatos Equilíbrio, mas tb serve o Pet Milk, Support e até preparados para bebês. O que não pode é conter lactose, que pode ser fatal para os gambás. Meu primeiro filhote tb estava de olhos fechados e eu usei uma seringa para alimentá-lo a cada 2 horas. É preciso estimular a evacuação após cada mamada. Muita atenção com a higiene: os humanos podem transmitir diversas doenças perigosas aos gambás. A Dra. Fernanda explica tudo nas mensagens deste blog.
      Boa sorte!

      Excluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Olá Paulo, duas noites atrás tinha um ruído estranho no meu quintal e apareceu um bicho do tamanho de um gato pequeno, como tenho medo de bichos e ratos meu esposo foi lá fora e espantou esse bicho q fugiu pra mata.
    Acontece que hoje vimos que tem um filhotinho e pelo que pesquisei é um gambazinho, provavelmente a mãe foi aquela que espantamos.
    Eu tenho muito medo de bichinhos silvestres e meu esposo tbm não sabe como cuidar. Tentei dar banana amassada e ele pegou só um pouquinho, quer só ficar dormindo,coloquei ele em uma caixinha com uma toalha.
    Será q posso soltar ele na mata? Ou a mãe dele vem resgata-lo? Não sei como cuidar e sei que ele não vai me morder, mas tenho medo de cuidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Dependendo do tamanho do filhote ele ainda pode precisar de mamar e de uma fonte de calor (uma lâmpada incandescente, por exemplo). Como todo marsupial, os gambás são totalmente dependentes da mãe por vários meses.
      Se ele já estiver desmamado (não acredito ser o caso, pois vc relata que ele "quer só ficar dormindo"), ele vai aceitar ração de gato, de preferência para filhotes. Caso contrário, será preciso alimentá-lo com um substituto do leite materno para filhotes de cães ou de gatos, de 2 em 2 horas. Não acredito que a mãe volte para buscá-lo, sobretudo após ter sido espantada, mas não custa tentar.
      Os gambás são animais muito inofensivos e extremamente úteis aos seres humanos, já que um de seus petiscos favoritos são os escorpiões. Vc não tem nada a temer. Boa sorte!

      Excluir
  106. Encontrei um gambá pequeno hoje no meu quintal, mas ele está andando em círculos. Isso é normal? Ele comeu e defecou. Também dei leite, pois não sabia que a lactose fazia mal.

    ResponderExcluir
  107. A poucos dias atrás um saruê apareceu na minha casa , ele tá machucado, acho que foram os gatos que pegaram , tem umas 3 semanas ou mais até agora ele não anda , pois as pernas não se movem , ele tá comendo e bebendo também,mais queria que ele andasse logo pra ele volta pra seu abitat pois tenho medo que ele venha a transmitir doença...

    ResponderExcluir
  108. É muito mais fácil o gambá pegar doença de um humano do que o contrário. Fique tranquilo quanto a isso, basta lavar bem as mãos antes e depois de manipular os alimentos e os utensílios que entrarem em contato com o animal.
    Se ele não se recuperou após mais de 3 semanas, acho que vc vai precisar da ajuda de um veterinário.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  109. "Segundo a Polícia Ambiental, o gambá não oferece nenhum perigo à saúde humana, pois não transmite doenças. Ao contrário, ele ajuda no combate aos insetos, pois come baratas, formigas e mosquitos."(Fonte: http://radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=313).
    Além disso, eles comem escorpiões e até cobras. São extremamente úteis ao meio ambiente e aos seres humanos.

    ResponderExcluir
  110. Ola fernanda...muito util sua pagina!.
    Estou criando um gambazinho faz 15 dias.a mae morreu eletrocutada e os irmaos acho q tambem.
    Estou dando desde o primeiro dia a formula caseira (gema, leite sem lsctose, agua e mel) so que nestes ultimos tres dias esta com uma diarreia muito forte...nao sei o que fazer! Ele come com a ajuda da ceringa e na hora de defecar parece que o que comeu sai de mesmo geito que entrou...ele esta com 12 cm mais ou menos e ainda nao aceita frutas nem nada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. Bom dia, Gabriela.
    Quem lhe indicou essa fórmula caseira?

    ResponderExcluir
  113. Olá Fernanda vc tem um whatsapp para eu mandar para você uma foto do meu gambá ele é novinho não seu como tratar dele só dei ovo cozido e água fresca é um pedaço de maçã oq eu faço

    ResponderExcluir
  114. Bom dia, Fábio.
    Enquanto a Fernanda não responde, vc pode ir lendo as postagens dela acima onde ela explica tudo o que é preciso para cuidar de filhotes de gambá: como estabelecer a idade aproximada do filhote, quais as necessidades de cada fase de crescimento, o tipo e a freqüencia de alimentação etc.
    Eu nunca consegui entrar em contacto com a Fernanda, acho que ela abandonou este blog, mas já salvei diversos filhotes de gambá simplesmente lendo e aplicando as informações que ela escreveu aqui. Está tudo explicado, é só ler.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  115. Achei um gambazinho e fui cuidando. Dando frutas na seringa e água também. Ficou aproximadamente dois meses. E começou a mudar a cor do rabo que, ou calda. Foi ficando branca. Achei esquisito. Mas mesmo assim ele comia bem, e andava normal aprontando. E dois dias pra cá ficou esquisito, ficando com a boca sempre aberta. Parecia que faltava ar.

    ResponderExcluir
  116. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  117. A alimentação que vc forneceu é insuficiente: nenhum filhote de mamífero sobrevive à base de frutas e água: precisam de leite. No caso dos gambás, de leite sem lactose.
    Leia as postagens deste blog que contém todas as informações necessárias para cuidar de filhotes de gambá.
    Sugiro que leve o filhote a um veterinário, se ainda não for tarde demais.

    ResponderExcluir
  118. Alguém pode por favor me ajudar temho 5 gambazinhos que encontrei estou dando leite zero lactose 1gema 1p de dal e 1 c de melfaz 10 dias que estão comigo e hoje um morreu e outro esta jururu ah dou essa mistura 4vezes dia e junto ponho uma bolsa de agua quemte pra manter aquecido faz 2 dias comecei dar mamao e percebi uma disrreia parei com frutas estou dando somente aostira de leite. Mas o aue fazer para ajudo los eles são tao pequeninos a mãe morreu por isso trouxe para dentro de minha casa. Mas da do de ver eles assim se alguém poder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  119. Já salvei diversos filhotes de gambá (até hoje nenhum morreu) seguindo as instruções dos posts da Dra. Fernanda aqui neste blog. Basta ler atentamente que todas as informações necessárias estão escritas acima.
    Alimento os filhotes exclusivamente com substituto de leite materno para cães e gatos (Equilíbrio, Pet Milk...) de 2 em duas horas, com uma seringa, e forneci uma fonte contínua e constante de calor (aquecedor, lâmpada com proteção) não muito próxima dos animais, com toalhas para ficarem escondidos. Quando os filhotes começam a recusar a mistura, ofereço ração para filhotes de gatos, água várias vezes por dia, e frutas amassadas. Nos primeiros meses de vida, os gambazinhos sempre precisam de estímulo para evacuar, como ensina a Dra. Fernanda.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  120. oi, eu achei um filhote de gambá e peguei pra cuidar. queria saber com qual tamanho posso solta-lo na natureza, pois apesar de ser paixonada por ele tenho medo dele ser infeliz, sabe? e vejo q quando dou um pouco de liberdade ele sai correndo. não sei se é pq ele faz isso msm ou pq tá fugindo de mim, então fico receosa em solta-lo e ele morrer ou qualquer coisa assim...

    ResponderExcluir
  121. Soltei meu primeiro filhote com 3 meses, mas ele não fugiu, passeou um pouco e voltou para casa (moro num terreno de 30.000m² com mata).
    À medida que foi crescendo foi ficando mais independente e às vezes dorme em casa (tem uma casa pra ele na área de serviço que fica aberta à noite), às vezes dorme fora.
    Mas aparece para comer ração de cachorro e de gato e especialmente frutas todos os dias.

    Como eu só vejo gambás andando sozinhos quando já estão bem crescidos (mais ou menos 25cm de comprimento), imagino que as mães cuidem deles por bastante tempo após os 4 meses que permanecem na bolsa dela.

    Boa sorte e parabéns pela boa ação!

    Paulo Costa

    ResponderExcluir
  122. Boa noite !
    Encontrei em meu quinta uma Gamba filhotinha caída. Acho que a mãe há deixou cair :( Estava dando gema de ovo batido,leite,com pouco de açúcar e sal. Ela mamou durante 4 dias normalmente. Há 2 dias esta com diarréia. O que devo dar para ela comer ou mamar ? Tem poucos dentes.

    ResponderExcluir
  123. Tem que dar um substitutivo do leite materno para cães e gatos (Equilíbrio, Pet Milk) ou leite para bebês humanos como o Nam no máximo a cada 3 horas. NADA QUE CONTENHA LACTOSE ou vc vai matar o filhote de diarréia.
    Todas as informações necessárias estão postadas aqui neste blog pela Dra. Fernanda, é só ler. Aqui vão alguns dos mais pertinentes:
    "Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite, como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
    Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
    Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
    Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses."
    "Normalmente quando o animal nao come sozinho precisamos alimentá-los com sonda, para levar a comida até o estomago. Tem uma foto aqui no blog, mas é algo que deve ser feito com cuidado. Tenta ração úmida de cachorro ou gato, pra ver se ele lambe, mas vc deve se preocupar com isso, pois normalmente eles devem ser alimentados a ada 3 ou 4 horas, depende do tamanho."
    "...vc pode tentar introduzir a papinha e se eles aceitarem, continue dando, senão deixa no leite sem lactose e vai tentando introduzir quee uma hora eles pegam.. E se vc notar que os dentinhos estão aparecendo, vai introduzindo também ração pastosa, é uma ótima fonte de proteína, mas vc tb pode usar ovo cru. Quando eles estiverem comendo sólidos e bem espertinhos, vc avalia se dá para soltar. Não tem como eu te falar uma idade, pq varia muito de um animal para outro."
    "Estimule a defecação com algodão úmido após a alimentação, mas pode ser também que ele esteja se alimentando de suas fezes.. Já que estão nascendo dentinhos, comece a dar uma variedade de frutas, mamão amassado, maçã, pera, pode ser em forma de suco também..Como fonte de proteina, você pode tentar dar ovo cru, ração de cachorro amolecida ou cortada em pedaços menores, ou mesmo ração pastosa. Tenta mudar a dieta e estimular a defecação."
    ...
    Boa sorte para sua gambazinha.

    ResponderExcluir
  124. Esqueci de mencionar algo que, embora evidente, merece ser lembrado: os filhotes precisam ficar num ambiente aquecido, com uma fonte constante de calor que mantenha a temperatura em torno de cerca de 36 graus, com espaço para o filhote escolher o ponto mais confortável, e locais para se esconder (pequenas toalhas funcionam muito bem).
    Mas se vc achar que não tem capacidade para fornecer esses cuidados, pode tentar entregar o filhote a algum órgão ambiental de sua cidade. Ouvi dizer que aqui no Rio de Janeiro é possível solicitar o serviço da Patrulha Ambiental pelo telefone 1746. Duvido muito que funcione, mas não custa tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de algumas informações. .
      Pois estou com dois filhotes..mas são tão pequenos..Não tem pelo. .olho fechado..uma boquinha muito pequena. Não quero que eles morram.se poder me dar umas dicas agradeço

      Excluir
  125. As instruções para cuidar de filhotes foram todas postadas neste blog, especialmente no início, pela médica veterinária Dra. Fernanda Fereita. Leia tudo atentamente e vc terá todas as informações necessárias.
    Reproduzo abaixo algumas das medidas mais importantes:

    Os filhotes precisam ficar num ambiente aquecido, com uma fonte constante de calor que mantenha a temperatura em torno de cerca de 36 graus, com espaço para o filhote escolher o ponto mais confortável, e locais para se esconder (pequenas toalhas funcionam muito bem).
    Mas se vc achar que não tem capacidade para fornecer esses cuidados, pode tentar entregar o filhote a algum órgão ambiental de sua cidade. Ouvi dizer que aqui no Rio de Janeiro é possível solicitar o serviço da Patrulha Ambiental pelo telefone 1746. Duvido muito que funcione, mas não custa tentar.

    ResponderExcluir
  126. Tem que dar um substitutivo do leite materno para cães e gatos (Equilíbrio, Pet Milk) ou leite para bebês humanos como o Nam a cada 2 horas no caso de filhotes muito pequenos. NADA QUE CONTENHA LACTOSE ou vc vai matar o filhote de diarréia.
    Dra. Fernanda:
    "Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite, como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
    Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
    Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
    Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses."
    "Normalmente quando o animal nao come sozinho precisamos alimentá-los com sonda, para levar a comida até o estomago. Tem uma foto aqui no blog, mas é algo que deve ser feito com cuidado. Tenta ração úmida de cachorro ou gato, pra ver se ele lambe, mas vc deve se preocupar com isso, pois normalmente eles devem ser alimentados a ada 3 ou 4 horas, depende do tamanho."
    "...vc pode tentar introduzir a papinha e se eles aceitarem, continue dando, senão deixa no leite sem lactose e vai tentando introduzir quee uma hora eles pegam.. E se vc notar que os dentinhos estão aparecendo, vai introduzindo também ração pastosa, é uma ótima fonte de proteína, mas vc tb pode usar ovo cru. Quando eles estiverem comendo sólidos e bem espertinhos, vc avalia se dá para soltar. Não tem como eu te falar uma idade, pq varia muito de um animal para outro."
    "Estimule a defecação com algodão úmido após a alimentação, mas pode ser também que ele esteja se alimentando de suas fezes.. Já que estão nascendo dentinhos, comece a dar uma variedade de frutas, mamão amassado, maçã, pera, pode ser em forma de suco também..Como fonte de proteina, você pode tentar dar ovo cru, ração de cachorro amolecida ou cortada em pedaços menores, ou mesmo ração pastosa. Tenta mudar a dieta e estimular a defecação."
    ...

    Boa sorte para seus gambazinhos!

    ResponderExcluir
  127. Bom dia.
    Estou com um gambáZinho dando leite pet Mill. Está fazendo coco e xixi mais tenho a impressão dele não estar bebendo o leite que dou na seringa. Sua boca fica fechada. Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  129. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  130. Boa noite.
    Isso é comum até o filhote se acostumar com o Pet Milk.
    O quê eu faço nesses casos é colocar uma gota de cada vez com a própria seringa na ponta do focinho do gambazinho e ele vai lambendo aos poucos.
    Quando isso não funciona, eu abro a boca do filhote e pingo uma pequena quantidade da mistura: uma parte cai fora, mas alguma coisa sempre entra. É preciso muita paciência mesmo, mas até hoje não perdi nenhum filhote. Atualmente estou com um que estava com o rabo tão machucado que gangrenou, necrosou e caiu quase todo. Não encontrei nenhum veterinário que quisesse examiná-lo, então eu mesmo dei antibiótico e anti-inflamatório e o bichinho está ótimo agora. Quase sem rabo, mas ótimo e gorducho. Só estou esperando o rabinho dele cicatrizar completamente para soltá-lo.
    Se ele já estiver com os olhos abertos vc pode tentar oferecer a mistura numa colher ou num potinho para ele lamber. Não se esqueça de sempre oferecer a mistura morna.
    Quando ele estiver com cerca de 100g, vc pode começar a colocar um pouquinho de ração para filhotes de cães ou de gatos no lugar em que ele dorme, sempre com água disponível, claro. Eles costumam começar a comer ração muito cedo.
    Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  131. Fernanda, ótimas suas dicas! Estou com 9 filhotes que ainda não abriram os olhos, a mãe foi achada morta por taxistas e eles grudadinhos na mamae. Nao sabia o q fazer, dei leite integral hj, 4 vezes..... amanhã irei comprar sem lactose, no momento não tenho como comprar algo mais caro. Espero que fiquem bem.

    ResponderExcluir
  132. Bom dia Fernanda, achei um filhote de gamba, na verdade ele me achou rs,li muito doq vc respondeu para as pessoas,gostaria de saber se posso ficar com ele como animal de estimação ou se tem algum problema , está a alguns dias conosco e já faz parte da familia... Bom dia

    ResponderExcluir
  133. Bom dia, Anônimo.
    Acho que a Fernanda não visita mais este blog, embora o mérito de sua criação e as informações que já salvaram dezenas de gambazinhos sejam inteiramente dela.
    Como já cuidei de vários filhotes de gambá sei como é difícil se desfazer deles. Mas nossa legislação ambiental não permite a criação de animais silvestres como animais domésticos. Como eu moro num terreno de 30 mil metros quadrados, eu solto os gambazinhos quando eles já estão independentes e eles vêm comer aqui em casa todas as noites. Alguns até fazem seus ninhos em algum lugar da casa. E eles continuam super mansos. Assim posso dizer que a lei não está sendo infringida.
    O grande inconveniente é que eles ficam sujeitos ao risco de envenenamento: tem um condomínio vizinho ao meu terreno que espalha tanto chumbinho que já acabaram com a população de corujas e gaviões da região: os moradores porcos deixam o lixo espalhado, os ratos se multiplicam, eles colocam o veneno criminoso, aves de rapina e gatos comem os ratos envenenados e morrem. Os gambás comem o lixo envenenado e morrem. Enfim, é a burrice humana no seu ápice.
    Boa sorte com seu filhote! Só quem conhece os gambás entende seu charme todo particular, kkkk. Além disso, os filhos da gente sempre são bonitos!

    ResponderExcluir
  134. Ana, a Fernanda não tem respondido mais neste blog desde março de 2014. O e-mail dela era nanda_vetuff@hotmail.com, mas acho que não está atualizado.
    Existe um grupo no Facebook sobre gambás onde vc poderá encontrar muitas informações úteis. Segue o link: https://www.facebook.com/groups/1559837174299862/
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  135. Bom dia Fernada...nessa noite meus gatos pegaram um filhote de gambá e machucaram, estou cuidando dos ferimentos e alimentando, porém quando essa gambazinha se locomove arrasta uma das patinhas
    ...não sei o que fazer, não posso colocar na natureza assim, no bairro que moro têm muitos gatos e pouca área verde...o que faço?

    ResponderExcluir
  136. Bom dia, Anônimo.
    Acho que a Dra. Fernanda não visita mais este blog.
    Já cuidei de diversos filhotes de gambá que apareceram em minha casa, dois deles aleijados e um que perdeu a cauda por gangrena. Soltei todos quando eles ficaram saudáveis ou adultos. Todos os gambás que moram no meu terreno vêm comer aqui à noite, e convivem muito bem com meus 6 cachorros e mais de 10 gatos.
    Se vc mora no Rio de Janeiro, pode tentar o serviço de resgate de animais silvestres da prefeitura pelo telefone 1746. Ouvi dizer que o Parque Ecológico Chico Mendes (2437-6400) aceita filhotes de gambá, mas não tenho certeza.
    Desejo-lhe boa sorte com seu filhote.

    ResponderExcluir
  137. Boa tarde Dr. Td bem?Meu nome é Caroline sou Veterinária e me interessei muito pelo seu blog achei muito interessante... gostaria de saber como faço p entrar em contato contigo p tirar algumas dúvidas!!Desde ja Grata🙏🏻

    ResponderExcluir
  138. Bom dia, Dra. Acho que a Dra. Fernanda não acessa mais esse blog. Ela forneceu um endereço eletrônico, nanda_vetuff@hotmail.com, mas não sei se ainda está ativo.
    Boa sorte.
    Paulo Costa

    ResponderExcluir
  139. Oi Dra. Queria ter encontrado esse blog antes, estou cuidando de dois gambás há quase um mês mas agora um está com o rabo comido, tirou um pedaço e agora tirou mais um pouco aquela parte clara já saiu quase toda tô preoucupada

    ResponderExcluir
  140. Drª Fernanda, gostaria de agradecer pelas ricas informações que você posta aqui. Meu filho de 17 anos salvou dois filhotes de gambá saruê há 3 semanas. Ele mora sozinho em Campinas, pois faz faculdade lá. Vem se informando sobre os cuidados e tem feito um ótimo trabalho. Essa semana ele foi para um congresso em Curitiba e deixou os dois pequeninos comigo, e as dúvidas começaram, o medo tomou conta... Mas o que li aqui já tirou todas as minhas dúvidas! Parabéns pelo seu lindo trabalho e exercício de solidariedade que todos precisamos ter! Um grande abraço, Cláudia

    ResponderExcluir
  141. Olá Fernanda, tudo bem?Estamos cuidando de dois filhotes e a fêmea esta com a barriga inchada, estamos sentindo que ela não está bem, o que pode ser? Att,

    ResponderExcluir
  142. Bom dia.
    A Fernanda não publica mais nesse blog há anos. O e-mail dela é nanda_vetuff@hotmail.com, mas acho que tb está desativado.

    Se sua gambazinha estiver consumindo leite de vaca ou outro alimento com lactose ( o quê é totalmente nocivo para gambás, gatos, cães etc.), ela deve estar com gases por causa da má digestão. Sugiro que procurem um veterinário o mais rápido possível, ou o serviço público de socorro a animais silvestres de sua cidade.

    Boa sorte e Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  143. Esqueci de mencionar, caso vcs não saibam, que os filhotes de gambá precisam de estímulo para evacuar. A cada 2 ou 3 horas, dependendo da idade do filhote, alguns minutos após a alimentação, é preciso massagear a região pélvica, de preferência sob água morna corrente, até que o filhote evacue (urina e fezes saem juntos, pelo mesmo orifício).

    ResponderExcluir
  144. Ontem me deparei com uma gamba com filhotes ainda muito pequenos, ela acabou morrendo, cheguei em casa meu cachorro pegou ela.. Consegui resgatar 5 filhotes, só que eles são muito pequenininhos, como posso estar alimentando eles, com siringa mesmo? E oque posso dar? Tem ser algo relacionado a leite, pois são recém nascidos.

    ResponderExcluir
  145. Boa tarde, Thainá.
    É preciso dar um substitutivo do leite materno para cães e gatos (Equilíbrio, Pet Milk) ou leite SEM LACTOSE para bebês humanos como o Nam a cada 2 horas no caso de filhotes muito pequenos. NADA QUE CONTENHA LACTOSE ou vc vai matar o filhote de diarréia.

    Dra. Fernanda:
    "Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite, como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
    Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
    Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
    Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses."
    "...vc pode tentar introduzir a papinha e se eles aceitarem, continue dando, senão deixa no leite sem lactose e vai tentando introduzir quee uma hora eles pegam.. E se vc notar que os dentinhos estão aparecendo, vai introduzindo também ração pastosa, é uma ótima fonte de proteína, mas vc tb pode usar ovo cru. Quando eles estiverem comendo sólidos e bem espertinhos, vc avalia se dá para soltar. Não tem como eu te falar uma idade, pq varia muito de um animal para outro."
    "Estimule a defecação com algodão úmido após a alimentação, mas pode ser também que ele esteja se alimentando de suas fezes.. Já que estão nascendo dentinhos, comece a dar uma variedade de frutas, mamão amassado, maçã, pera, pode ser em forma de suco também..Como fonte de proteina, você pode tentar dar ovo cru, ração de cachorro amolecida ou cortada em pedaços menores, ou mesmo ração pastosa. Tenta mudar a dieta e estimular a defecação."

    Qualquer dúvida, fico à disposição.

    ResponderExcluir
  146. Posso dar banho no saruê?

    ResponderExcluir
  147. Bom dia Fernanda! Estou cuidando de 5filhotes de gambá. Quando achei eles estavam com os olhinhos fichados ainda. Estou tendo problemas com o leite deu diarreia neles e 1 morreu. Tem uma semana que encontrei eles junto com a mãe morta,toda queimada. O que devo fazer para alimentar eles. Tentei da comida de gato molhada mais nao comem ainda posso da banana ou outras frutas?

    ResponderExcluir
  148. "01. Neonato: O filhote ainda apresenta olhos fechados, boca pode estar ou não parcialmente fechada (o que pode dificultar a alimentação deles) e apresenta poucos pêlos. Logo, devemos ter 2 coisas em mente: ele precisa ser alimentado e aquecido. É totalmente dependente da mãe, e se você está com um filhote desses, prepare-se para perder sua noite de sono. A alimentação deve ser feita com leite NAN ou PET MILK, ambos SEM LACTOSE. Esse é um fator que será crucial para o filhote, pois o gambá não tolera lactose, e isso poderá causar catarata por má alimentação, e um animal cego não pode ser reabilitado. A alimentação deve ser feita a cada 3 horas. Pode-se usar conta gotas ou seringa de 1ml quando o animal aceita, mas quando ele é muito novo, ele pode estar com fome mas não conseguir se alimentar dessa forma, e deve-se usar uma sonda gástrica para alimentá-lo, o que é um pouco mais complexo e demorado de se fazer. Teve-se medir da boca até o estômago e usar uma sonda bem fina, e ter o cuidado de passar a sonda por cima da língua, o que é mais difícil do que parece. Cuidado para não introduzir a sonda na traquéia, observe se ele não irá tossir.
    O fator aquecimento pode ser resolvido de 2 formas: com uso de uma bolsa térmica ou luva de látex cheia de água morna (cuidado para não queimar o animal, enrole o objeto numa toalha e verifique se é seguro para ele); pode-se usar lâmpadas para o aquecimento, mas deve-se tomar cuidado para não queimar o animal, deve estar a uma distância ideal e deve ter um lugar para ele se refugiar do calor excessivo se for o caso.
    Pode-se colocar toalhas para eles se enrolarem e aquecerem, e o corpo humano também é muito bem aceito.
    Já notou que quando uma cadela ou gata tem filhotes, está sempre lambendo eles? Isso é importante para a higiene desses animais, é um estímulo para que eles urinem e defequem. O gambazinho também precisa disso, e cabe a você ajudar no processo. Use um pedaço de algodão úmido e passe na genitália dos filhotes, por cerca de 5 minutos. Mesmo que não funcione da primeira vez, repita o processo sempre após as refeições, mas não se preocupe, nessa idade eles sujam pouco.
    Outro fator importante é o sol. 10-15 minutos de sol por dia é muito importante, como explicarei na próxima fase."

    ResponderExcluir
  149. Boa noite preciso de ajuda estou criando um gambá ele tá doente com os pelos arrepiado e sem querer comer o que eu devo fazer ?
    Eu dou leite de vaca pra ele é dou mingau de maisena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não dê leite de vaca em hipótese alguma.
      Seguem as instruções da Dra. Fernandas copiadas deste mesmo blog:
      "01. Neonato: O filhote ainda apresenta olhos fechados, boca pode estar ou não parcialmente fechada (o que pode dificultar a alimentação deles) e apresenta poucos pêlos. Logo, devemos ter 2 coisas em mente: ele precisa ser alimentado e aquecido. É totalmente dependente da mãe, e se você está com um filhote desses, prepare-se para perder sua noite de sono. A alimentação deve ser feita com leite NAN ou PET MILK, ambos SEM LACTOSE. Esse é um fator que será crucial para o filhote, pois o gambá não tolera lactose, e isso poderá causar catarata por má alimentação, e um animal cego não pode ser reabilitado. A alimentação deve ser feita a cada 3 horas. Pode-se usar conta gotas ou seringa de 1ml quando o animal aceita, mas quando ele é muito novo, ele pode estar com fome mas não conseguir se alimentar dessa forma, e deve-se usar uma sonda gástrica para alimentá-lo, o que é um pouco mais complexo e demorado de se fazer. Teve-se medir da boca até o estômago e usar uma sonda bem fina, e ter o cuidado de passar a sonda por cima da língua, o que é mais difícil do que parece. Cuidado para não introduzir a sonda na traquéia, observe se ele não irá tossir.
      O fator aquecimento pode ser resolvido de 2 formas: com uso de uma bolsa térmica ou luva de látex cheia de água morna (cuidado para não queimar o animal, enrole o objeto numa toalha e verifique se é seguro para ele); pode-se usar lâmpadas para o aquecimento, mas deve-se tomar cuidado para não queimar o animal, deve estar a uma distância ideal e deve ter um lugar para ele se refugiar do calor excessivo se for o caso.
      Pode-se colocar toalhas para eles se enrolarem e aquecerem, e o corpo humano também é muito bem aceito.
      Já notou que quando uma cadela ou gata tem filhotes, está sempre lambendo eles? Isso é importante para a higiene desses animais, é um estímulo para que eles urinem e defequem. O gambazinho também precisa disso, e cabe a você ajudar no processo. Use um pedaço de algodão úmido e passe na genitália dos filhotes, por cerca de 5 minutos. Mesmo que não funcione da primeira vez, repita o processo sempre após as refeições, mas não se preocupe, nessa idade eles sujam pouco.
      Outro fator importante é o sol. 10-15 minutos de sol por dia é muito importante, como explicarei na próxima fase."

      Excluir
    3. "02. Filhotes: Existem 2 tipos de filhotes: os que só tomam leite (SEM LACTOSE!), como os neonatos, e os mais crescidinhos. Bem, estarão crescidinhos quando começarem a recusar o leite, então deve-se começar a oferecer frutas amassadas ou papinhas de frutas da nestlé. Tente ver se eles comem sozinhos, senão dê na seringa mesmo.
      Essa fase também é muito impotente para o filhote, pois existe uma doença que pode comprometer para sempre o futuro do animal. É o chamado HIPERPARATIREOIDISMO NUTRICIONAL SECUNDÁRIO, onde o animal começa a apresentar alterações ósseas devido ao desbalanceamento da proporção Cálcio:Fósforo no organismo. A falta de cálcio no organismo faz com o o cálcio dos ossos seja jogado para a corrente sanguínea, causando deformidades ósseas como fraturas em galho verde e alteração na consistência e até mesmo formato do osso, e esse é um quadro irreversível. A suplementação da alimentação deve ser feita com cálcio, que se compra em farmácia, mas NÃO DEVE CONTER FÓSFORO NA FÓRMULA. Eu uso FIXA CAL, vem em comprimidos grandes, mas eu trituro e faço um pó, que misturo na comida.
      Outro agravante para a doença é a falta de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo organismo e fixação de cálcio nos ossos. Por isso a importância de botar o animal para pegar sol, não precisa ser por muito tempo, pois como gambás são animais noturnos, eles têm um excelente aproveitamento de vitamina D. Pode-se administrar vitamina D sintética quando não dá para pôr os filhotes no sol, 1 gota por semana de ADDERA D3, mas lembrando que o ideal é o sol.
      Esses dois fatores são importante até que atinjam a fase adulta, com cerca de 4 meses."

      Se restar alguma dúvida, é só perguntar.
      Boa sorte!
      Paulo Costa

      Excluir
  150. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  151. Oi paulo a questão do fixa cal ..deve se dar um quarto do comprimido todo dia..ou toda semana ou uma vez no mês?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Vai depender do tamanho do filhote e de quanto ele ingere de fósforo por dia. Eu costumo dar meio comprimido de Fixa Cal por dia para os filhotes que já se alimentam sózinhos e 1/4 para os neonatos, triturado e misturado na comida. Como já contém vitamina D, não é preciso complementar, a não ser que vc perceba que seu gambazinho está apresentando sintomas de hiperparatireoidismo (dificuldade para se mover, atrofia dos membros...).
      Como eu sou doente renal de nascença e terminal (= em hemodiálise) há quase 12 anos, tb sofro de hiperparatireoidismo secundário à doença renal, e por isso sei como essa doença é dolorosa e irreversível. Daí a importância de atenção com os gambás que têm uma vida tão curta...

      Excluir
  152. Olá!
    Achei 2 filhotes de gambá na minha casa e não sei como cuidar!
    Estou os alimentando com leite sem lactose, mas não sei se é o suficiente e o melhor, eles acabaram de abrir os olhos e não fazem suas necessidades com frequência, mesmo que estimulando, logo começaram a parecer mais inchados.
    Estamos cuidando a uma semana e a secretária do ambiente nem outros órgãos nos ajudaram.
    Como devo alimenta-los? A algum jeito de fazer com que eles façam xixi e cocô?
    (por conta da pandemia não tenho condição de levá-los a um veterinário agora)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      A recomendação da Dra. Fernanda sobre o assunto é a seguinte: "Use um pedaço de algodão úmido e passe na genitália dos filhotes, por cerca de 5 minutos. Mesmo que não funcione da primeira vez, repita o processo sempre após as refeições, mas não se preocupe, nessa idade eles sujam pouco.
      Outro fator importante é o sol. 10-15 minutos de sol por dia é muito importante, como explicarei na próxima fase."
      Eu mesmo já cuidei de uns 10 filhotes e estou com um agora. Para estimular a evacuação eu deixo escorrer água morna da torneira sobre a parte inferior do abdômen do gambazinho massageando suavemente com o dedo indicador em movimentos de cima para baixo. Até hoje nunca falhou.
      Parabéns por cuidar desses bichinhos tão úteis ao meio ambiente e particularmente a nós, humanos.
      Qualquer outra dúvida é só falar.

      Excluir
  153. Boa tarde!
    acabei de ver nos comentários que a doutora Fernanda não posta mais nesse blog, teria algum jeito de contactá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O e-mail da Dra. Fernanda é, ou pelo menos era, nanda_vetuff@hotmail.com. Já tentei contato mas não obtive resposta.

      Excluir
  154. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  155. Ola! Tem uma gambá que vem toda noite no meu quintal. Coloco banana pra ele comer. Há uns dias ele veio com três filhotes. Só que essa noite o gambá adulto matou e comeu um filhotinho. Por quê isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente por escassez de alimento. Os gambás necessitam de proteína em sua dieta omnívora. Fruta é bom, mas não basta. Se vc puder oferecer ração de cachorro ou de gato, ou até mesmo proteína animal in natura (sempre cozida) talvez evite que os outros filhotes sejam devorados.

      Excluir
  156. Bom dia, estou tratando de um filhote que nem abriu o olho com leite misturado e água. O que tenho que fazer na verdade

    ResponderExcluir
  157. Prezado Anônimo:

    Copiei e colei abaixo as instruções contidas neste próprio blog, de autoria da Dra. Fernanda, médica veterinária com extensa experiência com filhotes de gambá.

    Antes porém saliento que filhotes de gambá NÃO DEVEM TOMAR LEITE DE VACA ou qualquer outro alimento que contenham lactose, pois terão diarréia e provavelmente morrerão.

    "Quando se tem um gambá em mãos, a primeira coisa a se fazer é pensar: Em qual fase de sua vida esse filhote está? Didaticamente, dividirei em 4 fases:

    01. Neonato: O filhote ainda apresenta olhos fechados, boca pode estar ou não parcialmente fechada (o que pode dificultar a alimentação deles) e apresenta poucos pêlos. Logo, devemos ter 2 coisas em mente: ele precisa ser alimentado e aquecido. É totalmente dependente da mãe, e se você está com um filhote desses, prepare-se para perder sua noite de sono. A alimentação deve ser feita com leite NAN ou PET MILK, ambos SEM LACTOSE. Esse é um fator que será crucial para o filhote, pois o gambá não tolera lactose, e isso poderá causar catarata por má alimentação, e um animal cego não pode ser reabilitado. A alimentação deve ser feita a cada 3 horas. Pode-se usar conta gotas ou seringa de 1ml quando o animal aceita, mas quando ele é muito novo, ele pode estar com fome mas não conseguir se alimentar dessa forma, e deve-se usar uma sonda gástrica para alimentá-lo, o que é um pouco mais complexo e demorado de se fazer. Teve-se medir da boca até o estômago e usar uma sonda bem fina, e ter o cuidado de passar a sonda por cima da língua, o que é mais difícil do que parece. Cuidado para não introduzir a sonda na traquéia, observe se ele não irá tossir.
    O fator aquecimento pode ser resolvido de 2 formas: com uso de uma bolsa térmica ou luva de látex cheia de água morna (cuidado para não queimar o animal, enrole o objeto numa toalha e verifique se é seguro para ele); pode-se usar lâmpadas para o aquecimento, mas deve-se tomar cuidado para não queimar o animal, deve estar a uma distância ideal e deve ter um lugar para ele se refugiar do calor excessivo se for o caso.
    Pode-se colocar toalhas para eles se enrolarem e aquecerem, e o corpo humano também é muito bem aceito.
    Já notou que quando uma cadela ou gata tem filhotes, está sempre lambendo eles? Isso é importante para a higiene desses animais, é um estímulo para que eles urinem e defequem. O gambazinho também precisa disso, e cabe a você ajudar no processo. Use um pedaço de algodão úmido e passe na genitália dos filhotes, por cerca de 5 minutos. Mesmo que não funcione da primeira vez, repita o processo sempre após as refeições, mas não se preocupe, nessa idade eles sujam pouco.
    Outro fator importante é o sol. 10-15 minutos de sol por dia é muito importante, como explicarei na próxima fase."

    Boa sorte!

    Paulo Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erratum: "...que contenha lactose..." em vez de "contenham".

      Em tempo: se o filhotinho sobreviver (tomara!) recomendo a leitura do texto completo da Dra. Fernanda.

      Excluir