sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Meus gambás

Branca

Branca
Greg

Manu
Greg

Negão

Pepê

Pepê

Pepê
Guti

Greg

Eu e Guti
Fabio e Guti

Guti

22 comentários:

  1. Essa é uma homenagem para todos os gambás que já tive. Alguns estão no céu, outros foram soltos, mas o mais importante é que aprendi muito com eles, em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ,Fernanda pelo seu blog.Lindos seus gambás e tratados com muito amor,isso não tem preço.Você é dez!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda achei uma gambá com 6 filhotes e moro em Rio das Ostras te mandei um e-mail pedindo um auxilio para mante-los vivos, pois a reserva da união aqui não mpossui veterinario e a policia ambiental se negou a recolher dizendo que não tem como cuidare.
    Como faço, estou alimentando eles com gema de ovo, leite, sal, agua .
    22 78353237

    ResponderExcluir
  4. Oi Arthur, agradeço seu comentário e peço desculpas pela demora.
    Antes de falar qualquer coisa, gostaria de saber como eles estão e quantos ainda estão vivos.
    Eles são realmente neonatos, e serão completamente dependentes de vc por um tempo, e a primeira coisa q vc deve pensar eh se realmente quer essa responsabilidade para vc. É um pouco trabalhoso inicialmente, mas é mt gratificante.
    A primeira coisa q vc deve fazer é observar se a boca deles ainda tem uma membrana fechando-a quase q totalmente. Se esse for o caso, provavelmente a alimentação não poderá ser feita com seringa, por menor q seja e sim, com uso de sonda, que deve ser compativel com o tamanho do animal e direcionada para o estômago. Não é facil, mas tb nao é impossivel.
    Um ponto fundamental é vc nao dar leite de vaca, apenas leite NAM ou PETMILK SEM LACTOSE, pois certas quantidades de lactose no organismo deles causa catarata e, posteriormente cegueira, e esse animal nao poderá ser reabilitado.
    Mantenha sempre eles aquecidos, bota bastante toalhas e jornal para eles, ou mesmo qualquer tipo de pano.
    Dê uma olhada na parte de neonatos no blog, tem tudo bem explicado, e entre em contato se precisar, pode ser por email ou telefone.
    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!
    Parabéns pelo seu amor e seu trabalho com os gambás! Eles são realmente incríveis e seu blog será muito útil. Sou bióloga e estudante de medicina veterinária e adoro gambás.
    Aqui no sul o pessoal costuma persegui-los e matá-los com requintes de crueldade até, pois os consideram muito nocivos e predadores de suas galinhas.
    Luto há anos contra esse estigma mas é muito difícil mudar o comportamento fixado por muitas gerações.
    Estou particularmente surpresa com a docilidade de seus animais. Ainda não tive a oportunidade de resgatar fêmeas com filhotes ou mesmo filhotes pequeninos, e sempre que resgato um espécime de uma armadilha solto ele. Até porque eles sempre pareceram tão agressivos, e como ainda não encontrei nenhum machucado não tive interesse em ficar tentando pegar eles e tals.
    Mas agora, da próxima vez que eu resgatar algum tentarei ter um contato maior.
    De qualquer forma, se algum dia eu resgatar algum filhote, ou mesmo uma fêmea com filhotes no marsúpio, já saberei o que fazer e com quem contactar se for necessário.
    Parabéns mesmoooooo!!!
    Adoreiiii!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda,
    Caiu na minha piscina um gambazinho de orelha branca com 70 gr e uns 10cm e eu o resgatei de manhã geladinho e muito fraco,mas graças ao seu blog estou tentando salva-lo.
    Está difícil.!Estou dando Polydrat com água e gema de ovo com leite e mel conforme você ensinou.Mas ele come só eu dando no conta gotas.Será que vai dar para salva-lo?? Tania Cotrim

    ResponderExcluir
  9. o que devo fazer se o filhote está com o olhinho inflamado?

    ResponderExcluir
  10. Você é linda mas os timbús são horrorosinhos rssrs

    ResponderExcluir
  11. Eu moro em casa e ao longo do tempo os gambás que existiam nos terrenos baldios foram sumindo, muitos mortos pelos cachorros soltos na rua. Agora apareceu um gambá que está escondido no telhado do vizinho e está comendo a ração dos cachorros. Colocamos para ele frutas que ele comeu. Pusemos também um pouco de ração de cachorro e ele gosta tanto que parou de comer as frutas. Será que faz mal para êle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não tem problema dar ração. Mas se você puder dar frutas, ovo, seria mais próximo da alimentação natural deles. E mais do que isso. Se eles se acostumarem a comer ração, vão acabar se aproximando mais de cachorros, e isso seria um perigo para eles.
      Abraços

      Excluir
  12. Fernanda parabéns pelo trabalho, hoje de manha alguns cachorros pegaram um gamba adulto proximo de casa, ele foi para o meio da rua, consegui leva-lo para um quintal e coloquei ele dentro de uma caixa. As mordidas machucaram a carinha dele, pode ser que pegou ate um dos olhos. Coloquei a caixa em um local fresquinho vou colocar algumas frutas. O que devo fazer? Solta-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Se estiver muito machucado, o ideal é levá-lo ao veterinário ou encaminhar para algum órgão competente, como zoológico, CETAS ou outro. Se achar q as feridas são superficiais, pode deixa lo solto no quintal com comida q ele se vira. Se quiser me mande fotos ou escreva para nanda_vetuff@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá Fernanda, boa noite! Adorei o seu Blog e do por acaso pesquisando sobre alimentação para gambas que o encontrei. Minha vizinha me deu um belo gambazinho que não sei se é nacho ou femea, o pobrezinho é do tamanho de um hamester adulto, sem contar a calda. O vet dos meus animais aconselhou raçao para caes filhotes e tbm a latinha com pasta. Hoje ele nao comeu nada e estou muito preocupada com ele. O que posso fazer para salva lo?

      Excluir
  13. Obrigado por responder tão prontamente, mandei fotos e comentários no seu email. Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Oi Fernanda, Sou bióloga e trabalho com reabilitação e soltura de gambás Poderia me dar seu e-mail Para trocarmos informações? O meu é mmbio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Fernanda.....resgatamos um filhote de gamba mas ele não movimenta as patas traseiras. Já levamos a um veterinário de silvestres , medicamos com anti-inflamatório, pois segundo o veterinário o gamba estava com um edema na coluna, mas não houve nenhuma melhora.
    Moramos no Rio de Janeiro em um apartamento com duas cachorras e não temos condição de ficar com ela. Precisamos de uma indicação de algum lugar ou alguém que possa adota lá e cuidar dela com carinho pois acredito que se entregarmos a instituições , eles vão solta lá e ela não irá sobreviverá. Meu email é camilavitorato@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Oi Fernanda, como posso endentificar se é macho ou fêmea? Pos achei dois jovensinhos em meu quintal.

    ResponderExcluir
  17. Oi Fernanda aqui e a Rosanea de Itaguaí Rio de Janeiro eu encontrei uma gambá e o cachorro do vizinho tinha matado eu fui olhar ela e tinha 7 filhotinhos bem pequenos medindo 7 filhotinhos e eu com dó dos bichos matar eles eu peguei eles para cuidar como eu não sabia o que dar pra eles eu estava dando leite normal mas quando eu pesquisei na internet eu achei o seu blog E lá você tá explicando que eles sã que eles são alérgico a lactose então eu comprei um leite zero lactose estou dando de 2 em 2 horas coloquei ele dentro de uma caixa de papelão forrei com panos e coloquei uma lâmpada um palmo acima da Caixa eu queria saber Quantas ml eu dou de leite pra ele a cada 2 horas Lembrando que ele tem 7 centímetros são três fêmea e 4 macho

    ResponderExcluir
  18. oi fernanda. moramos proximo a uma mata nativa e encontramos 4 filhotinhos de gambás órfãos. estavam na chuva e no frio quase mortos. levamos pra casa, colocamos numa caixa e aquecemos eles com aquecedor eletrico. demos um pouco de leite de caixinha pra animá-los um pouco. precisamos de algumas orientações suas de como proceder daqui pra frente. obrigado. meu email: altenhofenpaulo@hotmail.com

    ResponderExcluir